Cinco motivos do Carnaval de Madureira ser tradição

Quem entende de carnaval sabe a importância do bairro de Madureira ser considerado um dos berços do samba brasileiro. O lugar que acolheu as comunidades mais pobres saídas do centro da cidade na reforma de Pereira Passos tem motivos históricos para estar na galeria VIP da cidade quando o assunto é Carnaval.

Vamos te contar cinco motivos, dos muitos que temos, para isso!

1 – Portela
A quadra de uma das mais tradicionais e apaixonantes escolas de samba do Rio é ali, pertinho do Madureira Shopping e do Parque Madureira. Fundadora do carnaval carioca junto com a Deixa Falar e a Mangueira, a Portela de Paulinho da Viola foi a escola que introduziu as alegorias, o samba-enredo e a comissão de frente no carnaval. A azul-e-branco de Madureira é dona de 21 títulos do Grupo Especial, mas não ganha o caneco faz 32 anos.

2 – império Serrano
Campeã por 9 vezes do grupo Especial, em 2015 a Império Serrano de Arlindo Cruz ficou em 3º lugar na Série A e quase retornou aos desfiles principais do Sambódromo. É da escola o belíssimo e atemporal “Aquarela Brasileira”, um dos mais belos sambas-enredo já criados. Já a sua bateria, a "Sinfônica do Samba", é umas das melhores baterias do carnaval, com 9 estandartes de ouro.

3 – Fantasias de Carnaval
É no comércio de Madureira que muita gente compra suas fantasias ou roupas especiais para o carnaval. Com criatividade, é possível fazer fantasias incríveis com tudo que pode se pensar e que é encontrado no Mercadão de Madureira: penas, miçangas, plumas, paetês, máscaras, camisetas, apitos e muito mais. Fora as lojas de todo o bairro que também têm preços e produtos convidativos para todos os gostos.

4 – Desfiles de Blocos
As ruas de Madureira são palco de muitos desfiles de blocos desde sempre. A partir de sábado haverá desfiles nas ruas Carvalho de Souza (8 e 9/02 – 20h), Domingos Fernandes(6,7,8 e 9/02 – 15h) e Carlos Xavier (08/02 – 16h), na Travessa Almerinda Freitas (06/02 – 17h) e na Estrada do Portela (06 e 07/02 – 20h), nas praças Paulo da Portela (09/02 – 15h), Inácio Canto (06/02 – 19h)

5- Moradores Ilustres
Que tal escalar uma autêntica “seleção do samba” com 11 nomes de autênticas feras: Paulo da Portela, Natalino José do Nascimento (o “Seu Natal”), Candeia, Zé Kétti, Noca da Portela, Paulinho da Viola, tia Surica (da famosíssima feijoada), Arlindo Cruz, Alfredo costa, Mano Décio da Viola, Silas de Oliveira. Pois é, todas essas pessoas, verdadeiras marcas de qualidade do samba, pintaram na área de Madureira e ajudaram a construir a história do samba. É mole ou quer mais?

Agora, se você quer se preparar ou só curtir o Carnaval na terra do samba, se ligue também nessa dicas do Elefante verde:

Comprar a fantasia das crianças é na Taly Baby
Lá você encontra diversas fantasias para seus fofuchos ficarem prontos para receber elogios até cansar. Da oncinha ao Batman, passando por pierrôs e colombinas, são muitas opções de fantasias para os pequenos!

Recarregando as energias com comidinha de primeira no Sorriso’s Grill
Tem bolinho de bacalhau, chopp Skol e um buffet a quilo com opções das mais leves até a tradicional feijoada, pra sambista nenhum botar defeito. É considerado o melhor restaurante de Madureira!

Gelo e cerveja ??? Vai no Depósito de Bebidas Peixão
Quem se diverte no Carnaval quer mesmo é a loirinha gelada pra acompanhar a folia. E lá no Peixão o seu mar vai estar pra peixe com sacos de gelo e latinhas de diversas cervejas pra garantir a sua alegria.

Então é isso, pessoal! O Elefante Verde Madureira se despede desejando uma boa folia e até quarta-feira de cinzas!!!