Cinema: "Nebrasca"

Nebraska-poster

Dirigido por Alexander Payne
Lançamento Fevereiro de 2014
Duração 1h55m
Gênero Comédia, Drama
Nacionalidade Estados Unidos da América
Com Bruce Dern, Will Forte e June Squibb

SinopseWoody Grant (Bruce Dern) é um homem idoso que acredita ter ganho US$ 1 milhão após receber pelo correio uma propaganda. Decidido a retirar o prêmio, ele resolve ir a pé até a distante cidade de Lincoln, em Nebraska. Percebendo que a teimosia do pai o fará viajar de qualquer jeito, seu filho David (Will Forte) resolve levá-lo de carro. Só que no caminho Woody sofre um acidente e bate com a cabeça, precisando descansar. David decide mudar um pouco os planos, passando o fim de semana na casa de um de seus tios antes de partir para Lincoln. Só que Woody conta a todos sobre a possibilidade de se tornar um milionário, despertando a cobiça não só da família como também de parte dos habitantes da cidade.

O filme começa com um homem idoso caminhando sozinho em pleno inverno por uma auto estrada. Este homem é Bruce Dern, no papel de Woody Grant que acredita ter ganho 1 milhão de dólares através de um cupom entregue pelo correio. Com muita decisão, ele vai buscar seu prêmio. Não importa como, pois ele acredita que ganhou mesmo a fortuna e nada o demove de sua intenção. O filme tem esse nome (Nebraska), porque a retirada do prêmio é em Lincoln, cidade de Nebraska.

cena-do-filme-nebraska-cartaz-da-cultura-3

Os filhos e a esposa tentam de todas as maneiras provar que não existe o tal prêmio, que é um embuste apenas para a assinatura da revista que o promoveu. Não havendo sucesso para que o pai desista da ideia fixa, decide o filho acompanha-lo até a cidade de Lincoln, provando assim que não existe premio e acabar de uma vez por todas com a situação surreal a que a família é submetida. Com essa viagem surgem cenas maravilhosas, tanto das cidadezinhas por onde vão parando (paradas no tempo, algumas bem desoladas), como as contendas familiares, a partir do momento que o restante dos familiares distantes acreditam mesmo que o tal prêmio existe.

nebraska-movie-poster-3

A cena da mãe no cemitério, é uma daquelas cenas que passará para ?cenas inesquecíveis do cinema?. Muitíssimo divertida.

Filme imperdível, recomendo fortemente.

Lucia Moro