Com tradição de mais de 350 anos começa a Festa do Divino Espírito Santo

A Festa do Divino celebra Pentecostes, que de acordo com a tradição católica ocorre 50 dias após a Páscoa e lembra a passagem da descida do Espírito Santo aos apóstolos depois da morte e ressurreição de Jesus.

A tradicional e folclórica* Festa do Divino Espírito Santo* ocorre em Mogi das Cruzes há mais de 400 anos e a edição de 2014 será realizada entre os dias 29 de maio e 8 de junho.

Documentos do ano de 1613, quando Mogi ainda era uma vila (Vila de Santa Ana de Mogi Mirim) relatam a existência desta festa cultural que até hoje vem mantendo vários aspectos folclóricos tais como a entrada dos palmitos, as alvoradas, o Império do Divino Espírito, a folia do Divino e os mais diversos grupos de tradição folclórica, tais como moçambique, marujada e congada.

festa-divino--foto-noticia

A abertura da festa ocorreu ontem (29/05), os devotos saíram de ônibus da casa dos festeiros Carlos Matias Guerra e Maria de Fátima Pereira da Silva Guerra na Vila Nancy, em direção à Prefeitura. Depois todos seguiram em procissão até a Praça Coronel Almeida, em frente à Catedral de Sant?Anna para às 18h ser feita a abertura da festa com a benção do bispo Dom Pedro Luiz Stringhini e o levantamento do mastro.

Além da religiosidade, a Festa do Divino Espírito Santo é famosa pela tradicional quermesse e os tapetes ornamentais.

afogado

A quermesse com barracas de doces, salgados e bebidas vai funcionar no Centro de Integração Profissional Deputado Maurício Nagib Najar (CIP), na Avenida Cívica, no bairro do Mogilar. Entre as mais de 135 guloseimas  oferecidas no local estão os tradicionais afogado, churrasco e tortinho. De segunda-feira a sexta-feira a quermesse funciona a partir das 18h. Aos sábados e domingos o atendimento começa às 14h. A quermesse segue até o dia 8 de junho.

008 Montagem Tapete Festa do Divino

Os tapetes com origem na comemoração do Corpus Christi são feitos utilizando diversos tipos de materiais, como serragem colorida, borra de café, farinha, areia e alguns pequenos acessórios, como tampinhas de garrafas, flores e folhas, as pessoas montam, com grande arte, um tapete pelas ruas, com dizeres e figuras relativas ao assunto.

A entrada dos palmitos é um dos momentos mais importantes da festa, pois representa a chegada dos colonos para a festa de Pentecostes e, relembrando a chegada da população rural a cidade para agradecer a fartura da boa colheita, é considerada folclore apenas de Mogi das Cruzes com cerca de 20 carros-de-bois, com animais e veículos lindamente enfeitados com fitas e flores-de-papel, vermelhas e brancas.

228 Entrada dos Palmitos

A Entrada dos Palmitos será realizada no dia 7 de junho. A concentração começa a partir das 7h30 em frente à Capela de Santa Cruz, na Rua Doutor Ricardo Vilela. O cortejo terá início às 8h30 e percorre as ruas centrais da cidade, terminando na Praça Coronel Benedito de Almeida. Os participantes que quiserem poderão saborear o tradicional Afogado do Povo que será servido a partir das 12h na área da quermesse.