?Comecei a praticar exercícios!! E agora, como manter???

Ao assistir uma reportagem na Globo sobre um estudo conduzido na UFMG sobre aderência ao exercício físico (manutenção da prática), julguei importante falar sobre esse assunto.

Estando à frente de academias há 5 anos, avaliando alunos que iniciam um programa, percebo que a grande maioria chega com muita motivação na busca por objetivos, porém esta motivação vai diminuindo com o passar do tempo, e uma boa parte acaba desistindo nos primeiros meses. Quais serão os motivos que levam à desistência?

Não vou ficar aqui falando sobre a falta de prazer em praticar exercícios. Sei que isso realmente acontece com algumas pessoas, mas sou da opinião de que o exercício traz bem-estar = viver bem = prazer, estou certo?

Vamos falar sobre os motivos que tenho certeza que interferem! Primeiro posso citar a falta de um planejamento adequado, como um cronograma semanal com dias e horários.

Além disso, levanto alguns fatores que podem fazer a diferença para a aderência ao exercício:

  1. Companhia: treinar acompanhado de amigos ou familiares é muito prazeroso, mas nem sempre possível. Procure um bom ambiente com bons professores, isso pode suprir a falta de companhia.
  2.  Incentivo de familiares/parceiros: chegar em casa e ouvir ?Nossa, você estava cansado e ainda foi pra academia!?, é duro! Procure explicar às pessoas que convive, as diferenças de uma rotina com movimento e sem movimento (conversado em nosso primeiro post), assim irão compreender, e quem sabe até passarão a praticar com você!
  3. Acesso facilitado: para manter uma rotina regular de exercícios dependemos de um local de fácil acesso. Costumo dizer que temos de freqüentar uma academia que seja próxima de casa ou do trabalho, ou então, que esteja no trajeto. Assim, evitamos perder tempo ou até se estressar no trânsito.

Os dois primeiros fatores foram citados no estudo da UFMG, já o terceiro é uma dica minha!

Tão importante quanto estes fatores é estar comprometido com a prática de exercício como um estilo de vida saudável, ou seja, algo para toda a vida, e não como um objetivo estético para o verão, que passará a ser conseqüência.

Para quem freqüenta academia deixo mais uma dica, inclua exercício aeróbico ao ar livre pelo menos uma vez na semana (não precisa do acesso facilitado), uma corrida, trilha de bike, um futebol com os amigos. Assim você sentirá melhor sua evolução do treino da academia, além da sensação boa de liberdade!

Em Mogi, além das praças, temos dois parques lindos, o Centenário e o Leon Feffer, e ainda a natureza das Serras do Itapeti e do Mar. Quem ainda não conhece, não sabe o que está perdendo!

Até a próxima!

Rafael Piacenti