Festival Comida di Buteco

O Festival Comida di Buteco 2015 acontece entre os dias 10 de Abril e 10 de Maio em Belo Horizonte e em outras 19 cidades no Brasil. Com sua primeira edição em 2000, o festival já começou um sucesso e cada ano se torna maior e conquista mais fãs pelo Brasil. Vamos conferir aqui no blog do Elefante Verde tudo sobre esse festival!

Fonte: Site oficial do festival Comida di ButecoFonte: Site oficial do festival Comida di Buteco

O Festival

O Festival Comida di Buteco seleciona bares das cidades participantes e promove em cada ano um tema para os pratos. Cada um compreende um ingrediente que deve fazer parte do prato e do desafio dos chefs. Já tivemos temas como jiló, comidas típicas do norte de minas, e neste ano o tema é frutas. De acordo com o site oficial do evento são mais de 400 pratos diferentes que serão servidos. Após degustarem os pratos que geralmente são deliciosos (mesmo os com jiló!!) os participantes recebem cédulas de votação para avaliar o estabelecimento. Os critérios geralmente são: sabor, atendimento, temperatura da cerveja e limpeza. As pessoas que votam contribuem para o concurso e para eleger o grande vencedor do Comida di Buteco. Alguns bares atualmente estão muito famosos graças ao evento e incluem em seus cardápios pratos de edições antigas que são constantemente procurados por seus públicos.

beer-681807_640

Os Bares

Todo ano é um mix de novos bares como bares tradicionais. Veja alguns destaques e seus pratos aqui no blog do Elefante Verde:

Bar do dedinho - Carmen Miranda. Pernil com catupiry e abacaxi, tulipas de asa com molho de laranja Vasilhame.

Bar da Leila - Rocambole de frango com molho de laranja.

Chalé da Costela - Adão e Eva. Saborosa costela de boi assada no bafo com molho caseiro barbecue acompanhada de abacaxi.

Estúdio da Carne - Pinchos de la Carmen! Pinchos de: abacaxi com bacon e batata, linguinça caramelizada na sidra com banana crocante e frango crocante com cebola ao shoyo. Acompanha chutney ao coco.

Após essa longa e extremamente divertida experiência de conhecer os bares e mais da tradição mineira, não se esqueçam de voltar aqui no Elefante Verde e deixar a sua opinião sobre cada um que vocês experimentaram!

Todas as informações e imagens foram retiradas do site oficial do Comida di Buteco,acesse para ver mais detalhes e outros bares participantes.

Transporte

Começou com uma ideia de várias turmas de amigos, mas que deu muito certo: O pessoal se juntava, alugava uma van com motorista e percorria vários bares da cidade. As vezes dá pra ir em 8, 9, 10 ou mais bares em um só dia. O pessoal fica o tempo suficiente para tomar algumas cervejas e experimentar o prato que está concorrendo no festival. Isso virou tanta moda, que algumas empresas de onibus passaram a patrocinar o festival e disponibilizar transporte para os bares. Virou um ótimo negócio. Vale a pena participar das vans e fazer a “caminhada” dos bares! Só cuidado para não esquecer o caminho de casa no final do percursso!

Saideira

Ao final do evento todos os anos há uma grande festa com todos os pratos sendo expostos e um grande show. As pessoas vem para apreciar pela última vez (durante o concurso) os deliciosos pratos do ano. É anunciado também o grande vencedor do Comida de Buteco. A festa ocorrerá no dia 16 de Maio no Mineirão. O preço das entradas é de R$ 120,00 (inteira) e R$ 60,00 (meia) – mais informações no site oficial.

live-concert-388160_640

Fonte: http://www.comidadibuteco.com.br/belo-horizonte/