Como a musicalização infantil pode ajudar no desenvolvimento do seu filho

A educação musical para crianças estimula para que elas aprendam a conviver melhor com outras crianças, proporciona segurança emocional, confiança e na etapa de alfabetização a criança é muito mais estimulada com a música.

A música tem acompanhado toda a história da humanidade ao longo dos tempos e está presente em todas as regiões, culturas e épocas da nossa história.

MUSICALIZAÇÃOINFANTIL2

É através da música que expressamos sentimentos de alegrias e tristezas e as mais profundas emoções, sem contar que impulsiona a expressão corporal.

A Escola de Música Luciana Massaro em Mogi é especializada na musicalização infantil, a psicopedagoga Luciana é licenciada em Música, pós-graduada em docência do Ensino Superior e em sua escola atua ensinando a arte da música como forma de manifestar os mais diferentes afetos através dos sons.

O objetivo da musicalização é desenvolver a sensibilidade, criatividade,  concentração, auto-disciplina, coordenação e muitos outros benefícios para o desenvolvimento das crianças.

Existem várias maneiras lúdicas de iniciar a musicalização nas crianças como jogos divertidos e de fácil realização. O desenvolvimento musical se amplia por meio dessas atividades divertidas, do movimento, de brincadeiras e do faz de conta. O jogo, quer seja sensório-motor, simbólico, ou de regras auxilia no processo de desenvolvimento globas das crianças.

Sensório-motor: acontece até os dois anos de idade e são atividades que relacionam o som e o gesto, pois nessa idade é importante a imitação e repetição de gestos e expressões auxiliam no desenvolvimento da motricidade.

*Simbólico: *inicia-se a partir dos dois anos, nessa fase se busca representar o significado da música, o sentimento, a expressão. O som tem função de ilustração, de sonoplastia. Contribuem para o desenvolvimento da linguagem.

*Analítico ou de regras: *esses tipos de jogos ocorrem a partir dos quatro anos de idade, pois envolvem a estrutura da música, onde são necessárias a socialização e organização. Ela precisa escutar a si mesma e aos outros, esperando sua vez de cantar ou tocar. Ajudam no desenvolvimento do sentido de organização e disciplina assegurando a reciprocidade.

tudo

Luciana Massaro no projeto em que participou ?Tocando e Catando? desenvolvido  em conjunto com a Prefeitura municipal de Mogi das Cruzes por meio da Secretaria de Educação implantou na EM José Alves dos Santos jogos com o objetivo de desenvolver a memória visual e auditiva, relacionando imagens dos instrumentos musicais aos sons que produzem.

Assim para que seja bem aplicado o processo de musicalização, é necessário que se tenha um ambiente físico e social que favoreça a oportunidade de ampliação de conhecimento das crianças, pois quando essas cantam, brincam, imitam, fazem movimentos e jogam, elas se apropriam da cultura na qual estão inseridas, aplicando para a ?cultura do mundo?.

Saiba mais sobre o processo de musicalização infantil: https://elefanteverde.com.br/luciana-massaro-escola-de-musica