Como é a Merenda Escolar ao Redor do Mundo?

GERAL

A maioria dos países parece ter hoje uma atenção muito especial na alimentação escolar das crianças procurando adotar uma refeição saudável nas merendas.

No dia 21 de Outubro foi “comemorado” o Dia Nacional da Alimentação na Escola. Existem várias reportagens e artigos de diversas origens que abordam este assunto sob os mais diversos ângulos, porém, a reportagem “AP PHOTOS: A taste of school lunches around world“ é bastante interessante, pois da uma boa visão do que alguns países do mundo servem de merenda escolar aos seus estudantes. A maioria dos países parece ter hoje uma atenção muito especial na alimentação escolar das crianças procurando adotar uma refeição saudável nas merendas.

Note que, em alguns países, o regime de estudo é em tempo integral ou quase isto (nos USA, por exemplo, o horário das aulas é das 7:30 ou 8:30 até as 14:30 ou 15:30, dependendo da série e/ou estado), por essa razão, certas merendas na realidade são verdadeiras refeições completas.

Vamos então fazer uma viagem pelo mundo das merendas escolares:

FRANÇA1 FrançaNa França, a merenda típica é um verdadeiro almoço, com uma sequência quente que envolve legumes e outros, como este servido às crianças na escola Anne Franck, em Lambersart, no norte da França onde os estudantes pequenos saborearam ratatouille, salmão, arroz, um pedaço de baguete e uma laranja.

ÍNDIA2 India

A foto mostra crianças recebendo uma refeição gratuita ao meio-dia, feito de arroz adoçado em uma escola pública na periferia de Jammu, na Índia. O “Mid-Day Meal” (literalmente, Refeição do meio do dia) é um programa maciço de alimentação escolar que beneficia milhões de crianças em escolas primárias em toda a Índia, com os objetivos de aumentar a matrícula e a frequência escolar, além de melhorar os níveis nutricionais das crianças.

CINGAPURA3 Singapore

Os alimentos frescos também fazem parte do cardápio no DEL-Care Edu Center, uma creche no centro de Cingapura, onde os alunos recebem café da manhã, almoço e até jantar, sendo que este último é servido para as crianças cujos pais trabalham até tarde. Almoços típicos incluem espaguete marinara, postas de peixe, frango cozido ou sopa de raiz de lótus.

PAQUISTÃO4 PAKISTAN

A foto mostra os pratos variados de almoço em uma escola no Paquistão onde as crianças costumam trazer uma refeição feita em casa, mas os líderes da escola verificam se não trouxeram “junk food” em suas lancheiras e advertem e orientam os pais para manter as refeições saudáveis. Um almoço típico na Escola Fundação Bahria em Rawalpindi, adjacente à capital, Islamabad, inclui ovos, frango, pão, arroz ou macarrão. Alguns também incluem sobras, como carne de carneiro picada e legumes cozidos na noite anterior.

INDONÉSIA6 INDONESIA

Na Indonésia, os alunos de escolas públicas costumam comprar seu almoço nos refeitórios escolares ou barracas de comida nas ruas próximas, onde o preço de uma panqueca é de cerca de um centavo de Dólar Americano (Entre R$ 0,02 e R$ 0,03) como esta menina na capital Jacarta.

EQUADOR7 ECUADOR

Crianças equatorianas levam lancheiras para a escola, normalmente com um sanduíche, suco, iogurte, biscoitos e uma fruta, como está de um aluno em uma escola primária em Quito, Equador.

INGLATERRA8 LONDON

Estas duas bandejas são exemplos das opções de almoço em uma escola primária em Londres. Uma das opções consiste de macarrão com brócolis e fatias de pão fresco e frutas frescas da estação. A outra contém chlli (feijão vermelho com carne moída apimentada) com arroz e brócolis frescos, pão de ló com creme, e uma banana. As opções de bebida são o leite e água.

CUBA9 CUBA

Uma típica merenda em Cuba, como esta na escola primária Angela Landa em Old Havana, contém arroz, um croquete de frango, um pedaço de inhame e sopa de ervilha amarela. As crianças levam suas próprias bebidas.

ESPANHA10 SPAIN

Uma típica merenda escolar em El Caminet del Besos, jardim de infância em Barcelona, Espanha, é composta por creme de sopa de legumes, peito frito de vitela com salada, um pedaço de pão, uma laranja ou banana e água.

EUA11 USA

Na Mirror Lake Elementary, escola de ensino fundamental à cerca de 20 quilômetros ao sul de Seattle, os alunos comem sanduiches de pão integral com queijo grelhado com pouca gordura e baixo teor de sódio, salada de milho, cenouras frescas, suco de maçã e leite desnatado e frutas como sobremesa. Frituras, pão branco, doces carregados de açúcar e vegetais super cozidos praticamente desapareceram do cardápio da escola americana.

Independentemente de qualquer outro fator, a qualidade da alimentação de uma criança é a base para definir o quão saudável será o adulto. Seja em casa ou na merenda escolar, cabe aos pais verificar a qualidade nutricional dos alimentos ingeridos pelos seus filhos.

 Para mais detalhes veja:

AP PHOTOS: A taste of school lunches around world

The American school system