Como educar um cão e obter melhores resultados

border_collie

Os lobos selvagens (ancestrais dos cães) viviam soltos e livres, acostumados a viver em matilha e também equilibrados físico e mentalmente. Com a domesticação e o convívio do ser humano, o cão descendente do lobo, apresenta vários problemas de comportamento.

A educação do cão se inicia em seu primeiro dia na nova casa, ou seja, de filhote o animal já inicia seu aprendizado. Para que tenhamos um cachorro educado temos primeiramente que respeita-los, respeitar seus limites, seus instintos e principalmente aprender a interpretar as suas posturas.

Não precisamos forçar o cão no aprendizado, nunca agredir e também nunca brigar. O tom de voz alto, na maioria das vezes frusta o animal. A nossa preocupação se cai em ENERGIA, EXPRESSÃO FACIAL e GESTOS.

O convívio harmônico se baseia em reforço positivo. A constante humanização é a principal causa do cão não ser obediente, os cães precisam muito mais de exercício físico do que roupas e perfumes. Nós seres humanos pensamos, muitas vezes, que cães são humanos, mas não é bem assim. O amor e carinho em excesso podem confundir o cão, e devido aos gestos de submissão o mesmo pode tentar conquistar a liderança.

Precisamos estabelecer primeiramente uma hierarquia dentro de casa, mostrar para o animal que ele não ??manda?? em nada. O passeio se torna um importante aliado, assim sendo, devemos acostumar o nosso melhor amigo desde cedo ao passeio, socializando e estabelecendo uma maior vinculo afetivo com ele.

A obediência portanto, é uma questão hierárquica.