Como elaborar um planejamento de sucesso!

Você é uma dessas pessoas que todo início de ano faz uma série de planos, traça metas e cria objetivos pessoais, mas que quando percebe o ano já passou e você não teve “TEMPO” para concretizar nenhum deles?

Fique tranquilo, pois você é só mais uma das milhões de pessoas que acabam sendo engolidas pelos compromissos do dia a dia, por problemas financeiros, por enfermidades ou por qualquer outra situação que realmente pareça ser uma emergência.

Mas como devemos planejar bem e obter sucesso em um planejamento anual?

Em primeiro lugar deve-se separar seus objetivos em:

  • Pessoais;

  • Familiares;

  • Educacionais, e

  • Profissionais.

Depois disso é fundamental saber o prazo necessário para se concluir cada objetivo.

Crie uma planilha onde possa colocar seus objetivos e divida o ano em trimestres, assim você verá que todos eles terão mais oportunidades de serem concluídos, conforme exemplo abaixo:

PrazoPessoaisFamiliaresEducaçãoProfissionaisStatus
3 meses
6 meses
9 meses
12 meses
Nessa planilha o importante é colocar objetivos factíveis, ou seja, objetivos que você saiba que são possíveis de se realizar.

Uma vez estabelecida as metas você deve se lembrar delas diariamente, pra isso, minha dica é, imprima várias cópias e espalhe por pontos importantes da casa, exemplo: na agenda, na porta do armário, no espelho que usa para se vestir, no carro e até mesmo na geladeira, pois a maioria das pessoas tem como objetivo “emagrecer”, sem dizer que estudos revelam que uma geladeira é em média aberta cerca de vinte vezes por dia, portanto, vale o lembrete diário do que realmente fará a diferença nesse novo ano que se inicia.

Ao fazer isso, seu cérebro se lembra diariamente do que é realmente importante para você naquele ciclo e logo você começa a tomar atitudes simples em seu dia a dia, mas que serão sempre direcionadas ao objetivo anteriormente traçado.

A simples atitude de planejar não leva a nada, mas o fato de ter a atitude de buscar o que planejou é sim a principal ferramenta para se colher bons frutos.

Um excelente ano planejado pra você e sucesso em sua busca por novos objetivos.

Marcos Romano