Como estudar para concursos e provas de vestibular?

Segundo pesquisas de sites de carreira, a Petrobras é a empresa onde os jovens brasileiros sonham em trabalhar. Antes mesmo de definir uma carreira, as vagas em universidades federais e escolas militares são as mais disputadas. O que esses processos seletivos têm em comum?* Prova*!

Hand completing a multiple choice exam.

A sabedoria popular prega que os aprovados são os que estudam mais. Mas essa crença não está correta. Segundo pesquisa feita pelo kuadro com aprovados nos vestibulares do ITA, de Medicina na UFMG e no próprio concurso da Petrobras, a maioria dos aprovados atribui o sucesso ao método de estudo, e não ao tempo dedicado aos livros.

“Como tive pouco tempo para me preparar, minha estratégia foi resolver provas de concursos anteriores e buscar, na teoria, as respostas para as questões que eu não sabia resolver.” É o que diz Marcos Cabral, Engenheiro de Petróleo aprovado em concurso recente. Seguindo esta estratégia, o candidato evita perder tempo lendo teoria associada a assuntos que ele já domina e consegue, a cada prova antiga resolvida, medir sua evolução. Além do treinamento para a prova, a confiança ajuda a melhorar o desempenho ainda mais.

vestibular

“Eu já tinha feito um ano de cursinho, sabia a maior parte da teoria, mas continuava perdendo pontos importantes para quem quer fazer medicina. Então, reuni provas dos últimos 10 anos dos vestibulares que eu mais desejava e fui resolvendo. A cada dúvida, eu buscava a apostila ou a ajuda do monitor. Sem dúvida, foi muito melhor estudar fazendo exercícios.” – Ana Maria, aluna de Medicina na* UFMG*

Segundo nossos entrevistados, a melhor estratégia e começar resolvendo provas de concursos, ou vestibulares, anteriores. Conforme forem surgindo as dúvidas, você recorre à teoria, a um colega ou a um professor para resolvê-las. Assim, você preenche as lacunas no seu conhecimento, ganha agilidade na resolução de problemas e chega na prova bastante confiante.

Se você está se preparando para o vestibular e precisa se preparar melhor, visite o portal de videoaulas do* kuadro ou visite nosso pré-vestibular*.