Como Otimizar a Fanpage de seu Negócio no Facebook

Pesquisa Fanpage Face

Recentemente um artigo na seção de tecnologia da Forbes chamou a minha atenção por tratar-se de um assunto que me interessa muito como profissional da internet e marketing digital, e também por ser uma pergunta constante dos clientes da DataLink e do Elefante Verde Itajaí.

O contribuinte da revista John Hampton, presidente da Adogy, uma empresa de marketing em Palo Alto, CA, cidade localizada no famoso Silicon Valley, berço da tecnologia nos Estados Unidos, diz que “considerando que a presença em mídias sociais (Facebook, Twitter, Google+, etc.) causam impacto no posicionamento dos Sistemas de Buscas para o seu negócio, é vital otimizar sua fanpage no Facebook, usando as velhas e antigas táticas de SEO (Search Engine Optimization) ou em português -Otimização para os Sistemas de Busca”.

Se assegure que a sua marca e seu nome no endereço da página sejam os mesmos

Quando você pensou no seu site, também pensou em um nome para o domínio (www) que fosse o mesmo nome da sua empresa, certo? Bem, a mesma pergunta se aplica sobre a criação da sua fanpage no Facebook. Afinal, não faria muito sentido anunciar sua marca em mídias sociais e, em seguida, fazer com que seja difícil para os visitantes localizá-la.

Certificando-se de que sua marca e endereço na fanpage do Facebook sejam os mesmos, você não está só aumentando as chances de ser descoberto em motores de busca e no próprio Facebook, você também está informando os Sistemas de Buscas (Google e outros) que a sua marca é tudo.

Você também precisa se certificar de que você selecionou a categoria adequada para a sua página (fanpage) no Facebook. Assim, se o seu negócio é uma Lanchonete, Cafeteria, Loja de Roupas, Salão de Beleza, Restaurante, etc., que você selecionou na categoria “Empresas Locais | Negócio Local”, não se esqueça de incluir as subcategorias, tais como “lanchonete”, “cafeteria”, “loja de roupa” ou “loja de roupa feminina” ou “loja de roupa masculina”, “salão de beleza” ou “salão de cabeleireiro”, “restaurante” ou “restaurante japonês”, etc., etc., e isso irá contribuir para que o seu negócio apareça nas pesquisas mais relevantes. Não se preocupe, o próprio sistema do Facebook ajuda você a encontrar a melhor opção sugerindo categorias pré-configuradas.

Tenha um Perfil Completo

Isso deveria ser óbvio, mas é um detalhe que muitos empreendedores esquecem. Os visitantes querem saber detalhes sobre o seu negócio, tais como: onde você está localizado, telefone, horário de funcionamento, produtos que você oferece, e todos os outros detalhes de seu negócio, que podem ser relevantes para o consumidor. Em outras palavras, um perfil completo ajuda a destacar as melhores qualidades de sua marca e torna mais fácil para os potenciais clientes localizá-lo fora do Facebook (no mundo físico).

No entanto, a seção “Descrição curta e Descrição longa” na seção Informações da Página (Configurações) na fanpage *do Facebook também desempenha um papel fundamental na pesquisa. Greg Marlin da Marketing.ai descobriu que a maioria dos resultados das pesquisas são retirados diretamente da seção “Descrição Curta e Longa” da *fanpage do Facebook (cerca de 60-80% dos resultados), sendo complementados pelos dados constantes nos campos “Informações gerais e endereços”.

Conteúdo, conteúdo, conteúdo

O conteúdo é importantíssimo quando se refere a seus esforços de marketing. No entanto, quando se trata de divulgação em mídias sociais (Facebook, Twitter, Google+, etc), é absolutamente crucial e necessário se dar a máxima atenção ao mesmo. Estudos constataram  que sete dos dez fatores mais importantes no ranking de SEO são de mídia social. Em suma, se você quiser a classificação mais elevada nos “search engines” (sistemas de buscas), então você precisa ter um monte de curtidas, compartilhamentos, tweets e/ou “+1”.

Como receber mais curtidas, compartilhamentos, tweets e/ou “+1”?

Postando frequentemente e compartilhando conteúdo de qualidade na fanpage, você está interagindo com seus fãs, o que torna sua página mais visível. Quer se trate de uma imagem engraçada, ou vídeo, ou artigo informativo, ou algo que se relaciona com a sua marca e oferece valor ao seu público-alvo, vai ajudar você a destacá-la.

Melhorar o Engajamento

Embora criar conteúdo de qualidade seja uma ótima maneira de obter engajamento de seu público para sua página no Facebook, há muitas outras maneiras de se envolver com ele.

Por exemplo, você poderia compartilhar uma notícia oportuna, uma lista ‘Top 10', fazer uma pergunta ou usar “emoticons”. A Wishpond também sugere experimentar outras alternativas (faremos um artigo a respeito delas nos próximos dias) para gerar engajamento tais como: um texto sobre como você resolve determinados problemas (#ficadica), criar um enquete, criar uma legenda para uma foto interessante ou publicar uma imagem que desperte a nostalgia sobre fatos relacionados ao seu negócio, produtos ou serviços.

Lembre-se, você quer cativar o seu público no Facebook e não apenas fazer discursos de vendas para eles. Uma grande forma de fazer isso é envolver e interagir com eles. Quanto mais isso ocorrer, melhor as chances que você tem para incrementar seu ranking (posicionamento) nos sistemas de buscas, ou seja, aparecer na primeira página.

Considerar o uso de Facebook Apps

Como a Social Media Examiner aponta, você pode usar aplicativos para manter os clientes informados, conectá-los com o suporte ao cliente, promover eventos, recompensá-los ou obter feedback. Além disto, os aplicativos também podem melhorar os resultados de busca, porque você está se envolvendo e se comunicando com o seu público. Veja um exemplo de aplicativo em funcionamento na fanpage do Elefante Verde Itajaí.

Conclusão

Presença na internet e nas mídias sociais não é mais uma questão de escolha para empresas que desejam ter sucesso. É uma necessidade, visto que os consumidores estão usando cada vez mais a internet, seja no PC, no celular ou no tablet, para suas pesquisas e escolhas e ficar invisível não é mais uma opção.

Seu site, sua fanpage no Facebook, sua página no Google+ e sua conta no Twitter, para citar apenas os mais populares, podem ser uma ferramenta fantástica para se conectar e prestar serviço ao cliente, e para um melhor posicionamento nos “search engines”.

Mas, se os clientes não podem encontrá-lo online, você está desperdiçando seu tempo e seu dinheiro. Invista  para garantir o seu perfil seja otimizado de forma a tirar o máximo proveito dos seus esforços em Marketing Digital, afinal você tem ou está pensando em ter uma fanpage no Facebook e mais presença na internet, certo?!

Este post foi escrito com base no artigo “How to Optimize Your Business Page for Facebook Search“, e contou com a colaboração do Edilson J. Cardoso.