Como ter uma alimentação de qualidade no verão?

Esse verão chegou (e continua!) com tudo! Mais quente e mais seco!

 Hoje vou dar dicas de como alimentar-se bem no verão.Summer Sals In The S Still Life Wide Desktop Background

Como as temperaturas estão sempre elevadas e o nosso corpo elimina mais líquidos (através do suor) ao fazer atividades diárias, o importante é manter-se bem hidratado e fazer a reposição de vitaminas e sais minerais.

Principalmente nessa época do ano, devemos aumentar a ingestão de líquidos, evitando tomar água apenas quando estivermos com sede. A sede já é um sinal de que o nosso corpo está desidratado e, possivelmente, com o funcionamento das células e dos órgãos prejudicado.sport

Alguns alimentos precisam aparecer em maiores quantidades e frequência no verão – como frutas, legumes e verduras, pois são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras alimentares.

Frutas, assim como verduras, possuem maior quantidade de água, são mais refrescantes e fáceis de ser digeridas. As mais indicadas são: abacaxi, melão, melancia, laranja, pêssego, uva e coco verde, em razão do alto teor de líquidos e da capacidade de repor eletrólitos (principalmente sódio e potássio).Woman-looking-at-the-ocean-and-drinking-Coconut-Water

Além de água, também podemos tomar chás e sucos. Vale lembrar que os sucos são ótimas fontes de vitaminas e minerais, porém alguns são altamente calóricos. Então, o ideal é não acrescentar açúcar. Em relação aos chás, prefira os claros (de ervas), que são mais hidratantes.2560x1600

Quais são os alimentos ideias para essa época do ano?

  • Frutas, verduras e legumes, pois são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de serem alimentos refrescantes que combinam com a alta temperatura do verão;

  • Consuma à vontade folhas verdes e legumes (de preferência crus). Cuidado apenas com o tempero das saladas: evite a maionese e os molhos prontos preferindo o azeite, o limão, o vinagre e os molhos à base de mostarda e iogurte.

  • Os cereais integrais também são boas opções para o verão já que combinam com saladas e pratos frios em geral. Na hora de comprar, opte pelos pães, cereais matinais e arroz integral no lugar de doces, massas e arroz refinado.fruits-and-vegetables

  • As gorduras vegetais (azeite, óleo de girassol, soja) combinam com as preparações de verão e são mais saudáveis que as gorduras de origem animal.

  • As carnes magras são as mais indicadas para esta época, pois são mais facilmente digeridas evitando desconfortos, além de serem mais saudáveis. Opte pelas* carnes brancas* de aves, peixes, e cortes de carne vermelha magra.

  • As sobremesas mais refrescantes são as melhores opções para o verão: opte sempre por frutas ou doces à base de frutas, tais como: sorvetes de frutas no palito, compotas geladas de frutas, saladas de frutas, flans de frutas, etc.food-fruit-ice-cream-yummi-Favim.com-174498

Aproveite bastante o verão e não se esqueça de que uma alimentação saudável aliada à pratica de atividade física é muito importante!!!