Computação em nuvem: Modismo ou algo que veio pra ficar?

Nos últimos meses tem-se falado muito sobre computação em nuvem e muitas empresas de tecnologia da informação estão ganhando dinheiro vendendo soluções de software que funcionam exclusivamente na nuvem.

2196.3918-Computacao-na-nuvem

Muitos congressos técnicos tem sido feitos e apresentam esse tema como ponto principal. Todos são categóricos em afirmar que a* computação em nuvem* não é um modismo e realmente veio para ficar. Muitas empresas sérias estão adotando a solução em seus mais variados níveis a fim de obter benefícios estratégicos. Até a Microsoft lançou o seu famoso pacote Office numa verão para nuvem, chamado Office 365.

Mas você, usuário não técnico, sabe realmente o que é computação em nuvem?. Se fosse abordado na rua por um repórter perguntando ?O que é computação em nuvem?? você saberia responder ou ficaria perdido?

tecno_nuvem1

Vou explicar de forma rápida o que isso significa. Imagine o Facebook, rede social criada pelo americano Mark Zuckerberg, altamente usada no Brasil. Você inseri coisas ali, adiciona imagens, fotos, vídeos e comenta posts** de outras pessoas. Já parou para pensar que não precisa instalar nada no seu computador para fazer tudo isso? Não precisa instalar nada, pois toda estrutura do Facebook está instalada em computadores a milhares de quilômetros de você.

Quer outro exemplo? Imagine o caminho percorrido por um e-mail que você envia até ele chegar na caixa de entrada do destinatário. Você sabe dizer onde esse e-mail fica armazenado ou como é possível ler esse e-mail em diferentes dispositivos? Não? Isso ocorre porque ele fica armazenado em computadores espalhados ao redor do mundo em muitos casos. Para simplificar, usamos o termo nuvem para referenciar algo que está na Internet. O termo em inglês para isso é ?cloud computing?.

Se você parar para pensar, verá que essa nuvem está mais presente no seu dia-a-dia do que imagina. Além do Office 365 citado acima, destaco os diversos programas e serviços de armazenamento online de arquivos e fotos, como o Dropbox por exemplo, mídias sociais, como o Youtube, Twitter, acesso bancário e sistemas de gestão. Com a computação na nuvem, os computadores não são mais sobrecarregados, ocupando menos espaço no seu computador. Além disso, como esses sistemas estão na nuvem, podem ser usados em qualquer momento das 24 horas do seu dia, além de oferecerem sistemas de proteção dos dados em caso de perda do seu disco rígido. Não é fantástico!

20120417141936Sem dúvida é um novo mundo que oferece mais conforto, praticidade e segurança para todos os usuários. E falando em segurança, todos os aplicativos na nuvem possuem sistemas de segurança que protegem seus usuários dos crackers de plantão. É claro que existem casos de acesso indevido, mas isso tem diminuído muito com o advento das soluções de criptografia mais seguras e eficientes.

computação-em-nuvem-no-ecommercePara concluir esse artigo, digo que a computação em nuvem veio para ficar. É algo que não tem volta.  As empresas devem estar preparadas para o seu uso e cada vez mais liberar o seu uso nos ambientes corporativos. A cada dia surgem novas soluções em nuvem que ajudam as empresas na solução de problemas e auxiliam os usuários na execução de suas tarefas diárias. Para aqueles ainda não estão trabalhando com soluções em nuvem, fiquem alertas ao mercado e se preparem, pois em algum momento um aplicativo da nuvem vai aparecer na sua frente.

Luís Marcelo Achite

* *Em tempo, post é um texto pequeno adicionado ao Facebook. Os usuários dessa rede adicionam esses textos em sua área e outros podem comentar ou mesmo compartilhar esses textos com outras pessoas.