Conheça o Krav Maga e o fundador da academia Bukan em Campina Grande

O Elefante Verde entrevistou Emanuel Diniz, fundador da Bukan CG, academia especializada no Krav Maga, Arte Marcial Israelense voltada para a defesa pessoal. Confira:

 

Elefante Verde: Quem é o Emanuel?

Emanuel Diniz: Emanuel Diniz é Professor de Educação Física, formado pela Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, Cabo da Polícia Militar do Estado da Paraíba, onde durante 5 anos, pertenceu ao GATE (Grupamento de Ações Táticas Especiais), sendo convidado a integrar em 2010, à Casa Militar Geral – CMG, para desempenhar a segurança pessoal do Governador e Vice do Estado da Paraíba, até o presente. Instrutor dos Cursos de Formação de Soldado, Habilitação de Cabos e Sargentos da PMPB (desde 2003) e do Curso de Formação de Vigilantes, das Academias Torre Forte (2005 – 2010) e PBBravo (desde 2013), nas disciplinas de Educação Física e Defesa Pessoal, cadastrado e autorizado no Departamento de Polícia Federal – DPF. Pratica artes marciais desde os 9 anos, iniciando no Karatê e sendo graduado Faixa Preta em 1998, pratica Jiu Jitsu desde 2010, tendo a graduação de Faixa Roxa 3º Grau, e conheceu o Krav Maga em 2006 no Rio de Janeiro, quando integrando a Força Nacional de Segurança para Jogos Pan-Americanos, conheceu na BUKAN – School of Krav Maga, esta arte de defesa pessoal israelense, iniciando sua prática e sendo reconhecido pela Universidade Yuval ( Israel ) como Instrutor de Krav Maga, em 2012.

Emanuel

Elefante Verde: Família? Quem são?

Emanuel Diniz: Casado com Adriana ( Professora de Educação Física – UEPB ) e Pai de Anna Luiza, praticante de Krav Maga Faixa Laranja.

Emanuel e familia

Elefante Verde: Atua há quanto tempo como professor de defesa pessoal?

Emanuel Diniz: Há 19 anos ministro aulas de Defesa Pessoal

bukan diploma ebandeira

Curso de Instrutores

Elefante Verde: Como professor de defesa pessoal, para que momento você orienta seus alunos ao uso dessa técnica?

Emanuel Diniz: A Bukan segue um programa especial para os diversos “tipos” de alunos, onde é focado a proteção imediata do praticante. Não acreditamos na violência, mas no direito de nos defendermos. Assim, os praticantes aprendem a agir nas mais variadas situações de risco, se iminente (perigo de acontecer em curto prazo) ou não, de modo que adquiram um “termômetro de ação”, evitando assim uma agressão física e até a morte.

Elefante Verde: Quem são os seus alunos? Profissionais de que áreas?

 

Emanuel Diniz: Praticam Krav Maga: Crianças, Idosos, Homens e Mulheres. Profissionais dos Magistrados, de Segurança (Policiais: Federal, Rodoviário Federal, Civil e Militar, Bombeiro Militar, Guarda Municipal e Vigilantes), Saúde (Médicos, Enfermeiros, Auxiliares de Enfermagem, Odontólogos, Psicólogos, etc), Educação (Professores das várias disciplinas), Vítimas de violência (Doméstica, Sexual, Infantil, etc) e simpatizantes que desejam conhecer e praticar a “Verdadeira Arte de Defesa Pessoal”.

Alunos (equipe) Alunos Kid

Elefante Verde: Qual o processo de ensino? E quanto tempo o aluno consegue se sentir seguro para o uso dessa técnica de defesas pessoais?

Emanuel Diniz: As aulas são realizadas com ensinamentos teóricos e práticos, onde é repassado a história da arte e de seu criador IMI LICHTENFELD; regras do Krav Maga; fundamento das técnicas: rolamentos, quedas, chutes, socos, torções, estrangulamentos e defesas contra agressões com faca, bastão, armas de fogo; estudo anatômico para a realização dos movimentos; reações fisiológicas e psicológicas quando da realização das técnicas, etc). Em média de 6 meses de treinamento, um praticante começa a desenvolver habilidades motoras e autoestima para discernir, da possibilidade ou não, do uso das técnicas, e se necessário realizá-la.

Alunos (disciplina) Alunos 2 (coragem)

Elefante Verde: Além de defesa pessoal, o que os alunos conseguem aprender em suas aulas?

Emanuel Diniz: Na Bukan, oferecemos programas especializados para toda a família: Krav Maga Kids (idades 5-11), adolescentes (idades 13-15), aulas para Jovens em risco e vitimas de Bullying, aulas exclusivas para mulheres e vitimas de violência doméstica. Aulas para homens e mulheres de iniciação, regulares para já praticantes e aulas para quem deseja ser instrutor. Durante trinta anos, o foco principal da escola Bukan é ensinar Krav Maga de uma forma que os praticantes sintam-se em um ambiente acolhedor,SEGURO e fácil para os novos alunos, especialmente aqueles sem experiência anterior. Hoje, os nossos métodos de ensino, programas acolhedores e aulas introdutórias, permitem a qualquer pessoa experimentar a magia do Krav Maga sem se sentir intimidado ou oprimido.

Alunos Kid2 Alunos

Elefante Verde: Quem são os seus mestres?

Emanuel Diniz: O Grão Mestre YARON LICHTENSTEIN é o responsável pela Bukan e maior autoridade no mundo a ensinar Krav Maga, sendo outorgado por IMI LICHTENFELD (criador do Krav Maga) tanto a sua graduação de Faixa Preta 9º DAN, como também a responsabilidade plena de ensinar o caminho verdadeiro do Krav Maga.

YARON LICHTENSTEIN  2

Elefante Verde: Cite algumas dicas de defesas pessoais.                                                                                                                                                                                                      Emanuel Diniz: Quando praticamos Krav Maga, realizamos defesa pessoal. Portanto, algumas dicas que podem ser usadas para a defesa em uma situação de risco:

  • #### Qualquer objeto que você leve nas mãos pode e deve ser utilizado para atingir um agressor. Exemplo: celular, chaves, pastas, caneta, óculos, etc;
  • #### Se alguém tentar agarrar pela frente, eleve rapidamente um dos joelhos em direção a genitália do agressor;
  • #### Se alguém tentar agarrar por trás, use o calcanhar para dar um pisão no pé do agressor, jogue seu quadril para um dos lados e com a mão que ficou à frente do corpo do agressor, atinja sua genitália;
  • Caso tentem apertar seu pescoço pela frente, segure com ambas as mãos os antebraços do agressor e puxem para fora, e no mesmo momento incline seu corpo para trás, lancando um dos joelhos em direção a genitália do agressor.

Elefante Verde: Cite uma mensagem para os nossos leitores e seguidores.

Emanuel Diniz: O Krav Maga é: Arte Marcial Israelense para Defesa Pessoal, e nele não há competição, pois o objetivo desta arte de defesa pessoal e não ataque pessoal, é responder de forma eficiente uma agressão. Portanto, lembrem, o praticante de Krav Maga aprende a “fazer o que pode, mas de forma certa”, seguindo assim uma das regras de IMI.

Observação: Em 22 de maio de 2012 nasceu a família Bukan em Campina Grande, pela iniciativa do Prof. Emanuel Diniz que decidiu trazer o Krav Maga para a nossa cidade, divulgando de forma pioneira na Paraíba esta defesa pessoal.