Conheça Os Tipos De Chocolate e Se Delicie Sem Culpa na Páscoa!

A Páscoa está chegando, e por isso decidi falar um pouco sobre ele, o protagonista dessa época tão gostosa e que naturalmente é associado ao consumo de CHOCOLATE!<a href=amo chocolate" title="" />

O mercado disponibiliza inúmeros tipos de chocolates nas prateleiras, é muito importante saber escolher a melhor opção para você! São eles:

Chocolate amargo (mínimo 70% cacau): *possui grande quantidade de massa de *cacau, tem ação antioxidante colaborando para a saúde do coração, e também é composto por manteiga de cacau.chocolate amargo - meio amargo

Chocolate ao leite: é composto por massa e manteiga de cacau, leite, leite em pó ou leite condensado e açúcar. Tem menor teor de cacau e maior* valor calórico* comparado a versão amarga.chocolate ao leite

Chocolate branco: não leva massa de cacau na composição, composto por grande quantidade de manteiga de cacau além de açúcar e leite. É o mais calórico dos chocolates.chocolate branco

Chocolate com avelã, nozes, amêndoas ou castanhas:  pode ser de chocolate amargo, ao leite ou branco e acrescentado algum tipo de oleaginosas (castanhas, avelãs, nozes, amêndoas). As oleaginosas são fontes de vitaminas e minerais como selênio, vitamina E, manganês e magnésio. Tem ação anti-inflamatória, fundamentais para reduzir a pressão arterial, os níveis de colesterol ruim (LDL) e triglicérides, consequentemente prevenindo o risco de doenças cardiovasculares. Apesar de ser fonte de gorduras benéficas à saúde, são mais calóricos.chocolate oleaginosas - avelas castanha nozes amendoas

Chocolate trufado: a casca pode ser de chocolate amargo, ao leite ou branco e para o preparo da trufa é acrescentado creme de leite, que é um produto obtido da nata do leite e contém alto*teor de gordura, o que torna o alimento *mais calórico e menos nutritivo.chocolate trufado - trufa

Chocolate crocante: pode ser de chocolate amargo, ao leite ou branco e uma mistura de castanha de caju ou amendoim com açúcar. Ricos em gorduras insaturadas e vitamina E, a castanha e o amendoim ajudam a controlar o apetite além de serem boas fontes de fibras, o que aumenta a saciedade. Por serem fontes de gorduras podem elevar a ingestão calórica diária, por isso devem ter o consumo controlado.chocolate com amendoim crocante

Chocolate Diet: *é feito de massa e manteiga de cacau, leite em pó, soro do leite. É uma *opção para diabéticos, já que restringe o açúcar. No entanto, essa opção não é menos calórica, já que para manter as características do produto, ocorre acréscimo de gorduras, o que reflete num valor calórico igual ou  em algumas vezes até maior que a versão tradicional.chocolate diet

Chocolate a base de soja: *ao invés do leite é utilizado *extrato de soja 100% vegetal, não contém lactose, proteína do leite e glúten, sendo especialmente indicados para portadores de doença celíaca e para em casos de intolerância a lactose. Os chocolates à base de soja  isentos de açúcar também podem ser consumidos por diabéticos. O valor calórico é menor ao do chocolate ao leite e ao diet.chocolate base de soja

Alfarroba: a alfarroba é um fruto de uma árvore do mediterrâneo, utilizada pela indústria para substituir o cacau na produção de chocolate. Tem apenas 0,7% de gordura e é fonte de minerais como cálcio, potássio, fósforo e vitaminas E, B6 e B12 e ricas em fibras. Não contém cafeína em sua composição e pode ser consumido por diabéticos, por não conter adição de açúcar.alfarroba chocolate saudável

Os benefícios atribuídos ao chocolate devem-se à presença do cacau em sua composição. Os componentes encontrados no cacau, os flavonóides, são responsáveis pela proteção contra doenças cardiovasculares.

Em um estudo realizado em 2004, o consumo de cacau e de chocolate aumentou a concentração de colesterol HDL (colesterol “bom”), o que está relacionado com a diminuição do risco de doenças cardiovasculares.

Os flavonóides encontrados no cacau agem também na diminuição da pressão arterial, interferindo na melhora da função endotelial dos vasos.

Quanto mais cacau, mais saudável é o chocolate, pois possuem quantidade reduzida de açúcar e gordura. O chocolate amargo (70% de cacau) contém substâncias antioxidantes que melhoram a circulação sanguínea, reduzindo o risco do surgimento de doenças do coração.

O chocolate ingerido na medida certa estimula a produção de serotonina, que é um calmante natural e produz a sensação de bem-estar e melhora do humor.

feliz pascoa ovo de chocolate e bebe

Espero ter esclarecido algumas dúvidas no assunto e desejo à todos uma ótima Páscoa!

Beijos