Conheça Toyama, a cidade modelo de meio ambiente

toyama1

Os moradores de Mogi das Cruzes já devem estar habituados a ouvir falar da cidade japonesa de Toyama que é a sua cidade irmã, e nos últimos anos os laços de amizade vêm se estreitando através de vários intercâmbios de troca de informações e tecnologias, principalmente nas questões ambientais, onde Toyama é tida como referência em todo o arquipélago, possuindo a mais moderna tecnologia de reciclagem e coleta seletiva do mundo. Mas toda essa tecnologia seria em vão se a população não fizesse a sua parte, separando corretamente seu lixo domiciliar.

Técnicos da prefeitura de Mogi das Cruzes estiveram em Toyama para ver de perto como funciona todo o processo envolvendo o lixo domiciliar, desde a separação, coleta e destino final, e esperam adotar esse sistema na cidade.

Toyama é a capital da província de mesmo nome, localizada na região central do país, sendo privilegiada geograficamente, cercada por montanhas íngremes, e uma vasta planície estende-se pela região central, formando belas paisagens naturais. A cidade é detentora do mais alto grau de preservação ambiental do arquipélago. É também reconhecida como cidade modelo de meio ambiente, sendo a primeira cidade japonesa a cobrar pelas sacolas plásticas de supermercados.

Conforme dados da prefeitura, no ano de 2010, Toyama contava com uma população de 420.508 habitantes. Um dado importante é que a cidade ocupa o primeiro lugar em todo o Japão na proporção de casa próprias em relação à população, o que comprova o alto padrão de moradia da cidade. Excelente infraestrutura, ótima qualidade de vida, boa oferta de empregos e baixa freqüência de distúrbios naturais fazem de Toyama um ótimo local para se morar.

toyama2

A renda liquida dos trabalhadores de Toyama é uma das mais altas do Japão. As mulheres contribuem muito para esses números, pois a cidade conta com uma proporção altíssima de mulheres economicamente ativas, enriquecendo ainda mais a economia. A taxa média de poupança também supera a media nacional.

Toyama conta com um parque industrial diversificado e sua mão de obra é altamente qualificada, onde se destacam a indústria de medicamentos, a robótica, a biotecnologia e a tecnologia da informação.

Toyama também se destaca por ser uma grande produtora de arroz, cultivando o tipo ?Koshihikari?, altamente reconhecido por sua excelente qualidade, usado no preparo do tradicional prato típico japonês, o ?sushi?.

A cidade é uma das mais limpas do Japão, graças à conscientização da população, a qualidade e eficiência dos serviços de limpeza pública, o alto índice de reciclagem de materiais, a qualidade dos serviços de transporte público, onde se destaca o VLT (veiculo leve sobre trilhos) que cobre toda a área central da cidade.

Enfim, Toyama convive com a tradição milenar e a modernidade de maneira harmônica, preservando o meio ambiente, valorizando os vínculos locais, ao mesmo tempo em que é francamente aberta a inovações.

A prefeitura dispõe de um site com todas as informações sobre a cidade em diversos idiomas inclusive o português.

Acesse: WWW.city.toyama.toyama.jp/portuguese/portuguese.html