Construa metas sólidas em 2013.

Posso fazer uma perguntinha?

Você conseguiu realizar todas as suas metas ou desejos em 2012? Não?
Muito bem, não entre em desespero, analise. Pegue apenas uma das suas metas do ano passado e veja por qual motivo você não realizou.

Antes de escrever outras metas é importante avaliar o que fez você parar, isso sim é mais inteligente do que fazer novas metas, pois você descobre o motivo real da sua desistência. Quando descobrimos o que causou esta parada descobrimos o obstáculo, e quando passamos por este processo temos facilidade em saber como vamos ultrapassar o mesmo.

Muito bem, antes de qualquer coisa gosto de pedir para que anotem tudo que pensam, enquanto vão conversando com vocês mesmo é melhor que anotem tudo para que não se percam nos pensamentos. Vamos lá, peguem um desejo do ano passado, por exemplo: ?Trocar de carro? e escreva. Agora faça a pergunta: ?O que me fez não conseguir ou desistir de trocar de carro??. Anote sua resposta, não tenha pressa.

Depois que você anotou pergunte-se: ?Eu quero esta mesma meta para este ano??. Se sua resposta for não, ok, risque este desejo e vamos em frente. Se este ainda é seu desejo, siga. Pergunte-se: ?O que eu preciso fazer para trocar de carro até o fim de 2013??. Coloque uma data especifica, pode ser até o fim do ano de 2013 ou então um mês específico. A data é muito importante, pois quando você tem uma meta numérica sua mente entende melhor o tempo que vai precisar para alcançar.

Agora faça outra pergunta: ?Quanto eu preciso para trocar de carro até o fim de 2013??. Responda cada questão com verdade, mas não se limite, não use pensamentos pequenos.

E por último: ?Qual a ação específica que tenho que ter a partir de hoje para conseguir realizar a minha meta de trocar de carro até o fim de 2013??. Bom, agora você tem em mãos todas as perguntas necessárias para construir uma boa meta. Quando fazemos este pequeno roteiro, focalizamos no que é essencial para atingir tal objetivo.

Caso no decorrer do ano algo tire você do foco é mais fácil saber onde se perdeu e em que momento poderá retornar para alcançar o seu desejo. Mas, atenção, não se esqueça de que estas perguntas e suas metas não podem ficar lá no fundo da gaveta, não existe nenhuma fada mágica realizadora de sonhos que mora no fundo da sua gaveta, ok?

Se você pretende seguir com as mesmas metas do ano passado, excelente, vá em frente. Não esqueça de que elas devem ser alcançáveis, nada de colocar coisas inalcançáveis. Aproveite que estamos no começo de um novo ano, querendo ou não as baterias estão mais recarregadas e o inconsciente coletivo está pensando o mesmo que você, que é realizar sonhos e desejos.

Aproveite o momento para se conhecer, saber o que fez você parar é ótimo para seu crescimento pessoal, assim vai se analisando e sabe depois de um tempo quais são os riscos que você corre. Tudo fica mais fácil de concertar quando você tem um manual, e estas perguntas podem ser seu manual de instrução para atingir metas.

Sucesso para todos, espero que no fim deste ano você possa me contar como alcançou suas metas de 2013.

Daniela Rosa

www.attitudecoach.com.br