Consuma fibras e viva melhor!!

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Desde os tempos bíblicos os efeitos das fibras foram descobertos, mas apenas há alguns anos a sua importância na alimentação diária como uma forma de prevenir doenças e preservar a saúde foi compreendida.

Além do seu grande poder de saciedade as fibras agem como uma esponja, absorvendo muitas vezes seu peso em líquido, ajudando no combate à retenção hídrica.

As fibras são divididas em duas categorias: *Solúveis e Insolúveis. *

As Fibras Solúveis se dissolvem em água e se tornam viscosas e são encontradas em leguminosas, lentilha, aveia, linhaça, frutas ricas em pectina (maçãs, morangos, frutas cítricas, mamão, manga, etc).

Já as Fibras Insolúveis não se dissolvem nem com a mastigação, mas ajudam a controlar níveis de açúcar no sangue e no funcionamento intestinal. Estas são encontradas no *farelo de trigo, arroz integral, cascas de frutas e legumes e em talos como os de couve, brócolis e alface. *

Ótima aliada na prisão de ventre as fibras ajudam a evitar distúrbios como a diverticulite (intestino preso) que pode ocorrer devido a pressão causada por fezes mais endurecidas.

Estudos publicados comprovam que a ingestão elevada de fibra alimentar está associada a um risco menor de câncer colorretal e também tem um papel importante na redução de níveis do colesterol.

A melhor forma de consumi-las é preferencialmente na primeira refeição do dia e com o auxílio da ingestão de água seus efeitos são mais eficazes.

Assim, as fibras dão sensação de saciedade e como contêm poucas calorias, ajudam a perder e controlar o peso!

Lembre-se que nosso intestino é considerado nosso segundo cérebro e é essencial que ele funcione bem para um melhor bem estar!!!!

Inclua fibras na sua alimentação!* Procure seu Nutricionista!!!*

Beijos?

Carol!