Crise ou Oportunidade?

profissional-proativo

Não há como negar que passamos por uma crise, os noticiários não nos deixa esquecer. Lidar com a corrupção do sistema político do país, transformar os conceitos e a maneira de educar os filhos, aprender maneiras de fazer com que o cliente compre mais, controlar as finanças pessoais, são alguns dos exemplos típicos demonstrando que precisamos encontrar um caminho equilibrado para passarmos por essa realidade.

Os clientes me perguntam: Como agir diante essas situações? E os desafios que já tenho no meu dia a dia? Onde eu coloco minha atenção? Como lidar com o stress? A primeira coisa é ter uma visão clara da sua realidade. Temos uma tendência a não focar no problema verdadeiro, acabamos nos distraindo e isso pode comprometer todo o sucesso, diante a realidade. A realidade é o que acontece, você aceitando ou não. E essa é a primeira dica: que você olhe para sua realidade e aceite ser o protagonista, deixando de lado o conformismo e a acomodação. Para isso você deve colocar o seu foco, seu tempo e os seus pensamentos na direção correta.

problemasE como saber qual é a direção correta? Uma visão otimista e esperançosa é fundamental para você continuar na direção desejada. É necessário que você busque olhar o que de positivo você pode tirar desse momento. Não existe uma receita mágica para saber se é o certo ou o errado, porque o caminho que é certo para você, pode ser divergente do meu e vice versa. Devemos aprender a enxergar, ouvir e sentir as oportunidades.

As épocas de ?crise? são os laboratórios das grandes soluções. Soluções encontradas por aqueles que preferiram não lamentar, não justificar e não encontrar os culpados, e sim decidiram criar a própria realidade. Para se posicionar na direção correta é necessário se abrir para as oportunidades, despertando sua criatividade e adotando uma nova postura com relação ao novo. Após encarar os desafios do momento presente como uma oportunidade, com certeza daqui a um ano você agradecerá por não ter abaixado a cabeça, e ter decidido por continuar decididamente. Listei abaixo 5 atitudes, para te apoiar nessa mudança de visão, vamos colocá-las em prática?

?Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível e, de repente, você estará fazendo o impossível.? *São Francisco de Assis*

2º-post5 Atitudes para transformar uma crise em oportunidade

  1. Simplificar: Aceitar a realidade com naturalidade, nos tira da paralisia e nos faz entrar em ação rumo ao que desejamos.

  2. Buscar apoio: Compartilhar as experiências e preocupações é uma ótima ferramenta para descobrir e construir novas oportunidades e soluções. Não deixe o orgulho e a insegurança inibir os seus passos. Acredite, existem pessoas e oportunidades te esperando.

  3. Exercitar a criatividade: Se abra para o novo, converse com pessoas diferentes, vá a novos lugares, assista a outros programas etc.. Facilite e se eduque para encontrar e fazer oportunidades.

  4. Persistência: Por mais desafiante que possa estar não perca o foco, continue com ações disciplinadas e constantes. O que diferencia os desistentes dos vencedores é o tempo dedicado ao que acreditam.

  5. Flexibilidade: A objetividade e a clareza constante de onde se encontra e onde se deseja chegar é necessária para fazer adequações conforme as demandas do ambiente. Com uma postura flexível nos abrimos para o novo de maneira mais natural. Essas atitudes nos levam a encontrar o equilíbrio interno, possibilitando que passos firmes sejam dados diariamente rumo ao que acreditamos, queremos e buscamos. Faça novos esboços, transforme e renove. Viva todos os dias com abertura e prontidão.

Abraço carinhoso para você!

Coach Daniele Martins

*Administradora, Especialista em Gestão de Pessoas, Practitioner em Programação Neurolinguistíca, Analista Comportamental e Coach Integral. Coautora do Livro: Coaching ? Desenvolvendo Pessoas e Acelerando Resultados, Editora IBC. *

Email: *coachdanimartins@gmail.com*

10154374<em>616493518437495</em>4454835187660905323_nCoach Daniele Martins