Cuidados com a Prática esportiva!

Estamos acompanhando o drama da atleta brasileira Lais Souza, que se chocou com uma árvore, enquanto treinava para os Jogos de Inverno, descendo de esqui numa pista chamada “Double Jack”, na cidade de Salt Lake City. Por isso, quero pegar um gancho neste assunto para o post de hoje.

Muitas vezes nos cansamos, enjoamos ou até mesmo perdermos a vontade de praticar um determinado tipo de esporte e, decidimos “migrar” ou praticar mais de uma modalidade. No entanto, devemos manter a calma e analisar com bastante cuidado qual será nossa próxima opção de lazer e bem estar.

Afirmo isso, para que não venhamos sofrer consequências em nossa saúde. O caso da ex-ginasta foi uma fatalidade acima da média; no entanto, outros problemas também podem ocasionar o abandono ou a pausa forçada nos esportes como torções, rompimento de ligamentos, desvios na coluna, entre outros.

Se praticamos natação e migramos para o vôlei, o ideal é buscar primeiramente uma orientação médica, e realizar exames preventivos, pois o nosso corpo vai começar exercer movimentos diferentes, exigindo de outra forma, das nossas pernas, braços e, principalmente, joelhos; e com isso podemos evitar lesões.

Essa situação ocorrida com a ex-ginasta, juntamente com o exemplo citado, podem ajudar em nossa maneira de pensar e avaliar os prós e contras na hora de mudarmos ou acrescentarmos algum esporte em nossa vida. Ou seja, podemos praticar um, dois, até mais esportes, desde que tomemos os cuidados necessários com o nosso corpo, analisando nossas limitações físicas para cada prática, em paralelo a uma boa alimentação e hidratação; além de um bom bloqueador solar, já que estamos em um verão daqueles!!!

Voltando ao caso Lais Silva, a mesma continua internada após uma série de operações e se encontra ainda em estado grave, neste final de post, quero pedir a todos, independente da religião, que apresentemos esta atleta a Deus por sua recuperação, em uma grande corrente de oração.

Força, Lais Souza, estamos torcendo por você! A foto do Blog hoje é em sua homenagem!

Abraço a todos.