Curitiba, uma cidade amiga da bicicleta

Pode ser que você já saiba, mas não custa reforçar, Curitiba foi eleita uma das melhores cidades do mundo para pedalar. O que não significa que está tudo perfeito, claro que ainda temos muito no que melhorar. Mas é um sinal de que estamos no caminho certo ((:

Prova disso, é que cresce cada vez mais o número de ciclovias e de projetos que incentivam o uso de bicicletas. Um destes é a Lei n° 14.723/2015, que institui o selo “Empresa Amiga da Bicicleta”, destinado a estabelecimentos que oferecem aos clientes e funcionários opções e vantagens para ciclistas, como bicicletários integrados com banheiros, chuveiros, armários e vestiários adequados. Tudo para facilitar a vida de quem opta ir de bike, seja para o trabalho, para um restaurante, ou para um passeio.

Outra coisa bem legal é o Taxi Bike, que são taxis com suportes para você levar sua bicicleta aclopada no teto, de uma maneira bem segura e que facilita muito a vida de quem tá andando por aí com sua magrela e quer ou precisa voltar de carro pra casa. É uma coisa tão boa e tão simples, que a gente fica se perguntando: “Como é que nunca pensaram nisso antes, né?!”

Essas e outras ideias têm um objetivo em comum: dar uma oportunidade para as empresas, que são amigas das bicicletas, mostrar à sociedade que elas estão contribuindo e promovendo ações de responsabilidade ambiental e social, o que acaba incentivando outras empresas a tomarem as mesmas medidas. E também encoraja as pessoas a utilizarem cada vez mais a bicicleta como meio de transporte, pois elas terão a certeza de que encontrarão estabelecimentos que apoiam e dão o suporte para os ciclistas.

Pensando nisso, nós resolvemos falar um pouco sobre o Mais Bici, um projeto criado pela Prefeitura de Curitiba, e sobre alguns estabelecimentos bem bacanas da cidade que dão benefícios para ciclistas.

Confere aí ((:

Mais Bici

O Mais Bici é um site, criado pela Prefeitura de Curitiba, que reúne diversas informações sobre tudo que envolve bicicleta na cidade. O objetivo do portal é facilitar a vida de quem pedala, ou de quem quer pedalar, reunindo todas as informações sobre ciclomobilidade em Curitiba, que antes estavam espalhas em diversos sites, e agora estão em um só lugar.

Então, lá você encontra diversas informações sobre: Mapas com rotas de ciclofaixas e ciclorrotas, grupos de pedaladas de Curitiba, história da bicicleta em Curitiba, projetos em andamento, simulador de vantagens da mobilidade (já vou adiantando que são várias), Guia do Ciclista, projeto Ciclolazer, estrutura cicloviária da cidade com mapas, Bici em Curitiba, coordenação de mobilidade urbana, links e aplicativos úteis, vídeos, legislação, Inclusão + Bici, Termo Parceria Holanda, informações e pesquisas históricas do IPPUC, agenda de pedaladas e diversas notícias sobre o tema.

A iniciativa é bem válida, bem bacana mesmo, porque facilita muito a vida de quem dá a preferência para a bike, agrupando diversos dados e informações que podem ajudar no dia a dia de quem utiliza a bicicleta. E também é uma forma de comunicação com a Prefeitura, onde as pessoas podem apresentar suas demandas e dizer o que é bacana e o que falta fazer.

Quem sabe assim, o governo e as empresas passem a dar mais importância para os ciclistas e incentivem a prática, fomentando e promovendo ações que contribuam e facilitem a vida de quem pedala para ir à escola, ao trabalho, por esporte, ou a passeio... Enfim, seja qual for a finalidade, são pessoas que contribuem com a preservação do meio ambiente, com a saúde delas e com a sociedade como um todo. Então merecem nosso respeito e total apoio.

Acesse o site www.curitiba.pr.gov.br/maisbici e saiba mais sobre bici ;]

Estabelecimentos que dão benefícios para ciclistas em Curitiba

BioÉ Orgânicos

A BioÉ se preocupa com a sua saúde e com a do meio ambiente, oferecendo produtos orgânicos, de qualidade, origem comprovada e sustentáveis. Com uma proposta tão boa, é claro que eles apoiam a bike como meio de transporte.

Não só apoiam, como incentivam a galera a ir com suas bicicletas, já que ciclistas têm 10% de desconto na compra, e a loja conta com um paraciclo em frente, onde você pode estacionar sua bike tranquilamente. Eles, inclusive, dão o exemplo, fazendo todas as entregas de bike :))

Ficou interessado? Na página deles do Facebook vocês encontram mais informações.

Via Ciclo Moda Bike & Café

Você que é ciclista nunca mais vai querer sair desse café! O primeiro Bike-Café de Curitiba tem um espaço completamente temático, decorado e pensado para os amantes de bicicleta. Além de cafés fresquinhos, cupuccinos de dar água na boca (com Nutella não há quem resista), salgados variados, bolos, e uns lanchinhos saudáveis, como salada de frutas, sanduíches naturais e salada de pote.

No Via Ciclo você também encontra roupas e acessórios para ciclismo, roupas casuais que tenham como tema a bicicleta e presentes que sejam relacionados a esse universo da bike. É o paraíso da bicicleta!

E como não podia deixar de faltar, o Bike-Café conta com um paraciclo, onde você estaciona com segurança. Vale lembrar que eles inauguraram há 2 meses, então várias ideias super bacanas ainda estão sendo pensadas e executadas aos poucos, como o desenvolvimento de uma área especial e maior para guardar as bicicletas.

Como a ideia é priorizar ciclistas, se você chegar com sua bicicleta e conversar com a equipe, eles te conseguem um desconto bem especial. E para ficar por dentro, curta a fanpage deles e corre conhecer, ou melhor, pedale :))

Alguns restaurantes também incentivam o uso de bicicletas e dão um motivo extra pra ir pedalando. O Bouquet Garni é um restaurante totalmente orgânico, com alimentos leves e livres de produtos de origem animal, e oferece 10% de desconto para aqueles que forem almoçar com sua bici. Curta a fanpage para mais informações.

E no Bisa Basílio Café, um café super charmoso que serve desde as guloseimas e doces mais deliciosos até pratos tentadores, você vai com a sua bicicleta e ganha 5% de desconto. Confira a fanpage para mais informações ;}