DAMA DA NOITE

Pra quem não sabe, dama da noite é uma flor que só quando a noite cai exala um perfume bem doce e forte. E sempre que anoitecia, minha mãe aproveitava para dar essa informação. Era só ela abrir a porta da cozinha pra dizer: ??Filha, sinta o perfume do dama da noite?. A frase vinha sempre seguida da explicação curiosa sobre o horário em que era possível sentir a fragrância.?

Ontem, um domingo de dia das mães não abandonei meu passeio noturno com a minha cachorrinha ?  E toda vez que passo na esquina da minha casa, em frente a um imóvel que está em obras, sinto o perfume de uma outra dama da noite e logicamente me lembro da minha mãe. Dona Cidinha está viva, mora em Aparecida que não é do Norte, mas ontem não pude abraçá-la pessoalmente.

O episódio da ?dama da noite? serviu pra que eu refletisse sobre o quanto ouço a voz da minha mãe o tempo inteiro. O quanto me pego dizendo assim: ??Como diria a minha mãe??

E vejo que passei a vida inteira ouvindo minha mãe dizer: ?Tá vendo se você me ouvisse!?  Hoje posso garantir: Mãe eu ouvia você o tempo todo. E não entrava por um ouvido e saia pelo outro, como você pode pensar.

A toda hora, me pego falando suas frases, agindo como você? Se, vou cozinhar, lá estão seus métodos. Se vou falar sobre o nascimento dos meus filhos, sempre destaco sua dica do uso da cinta, por três meses e o chá de camomila pra acalmar o bebê. Se o assunto é o rendimento escolar, dá-lhe dona Cidinha. Se, vejo uma imprudência no trânsito é em você que eu penso.  Se vou me maquiar, pronto, sua voz aparece de novo: ??Filha, passa mais um pouquinho de blush, um batom mais forte e assim por diante!

Aí pensei? Meus filhos também me ouvem, embora não pareça. Fazer o que os pais aconselham normalmente é optar pelo caminho mais difícil, pois é também o mais correto. Mas tenham certeza, se a gente não segue num primeiro momento vai seguir depois? Pois como diria Dona Cidinha: ??É de pequenino que se torce o pepino!?

Quero que os meus três filhos se lembrem de mim em alguns momentos especiais. Por exemplo: Quando olharem pro céu forrado de estrelas, quero que digam aos filhos deles: ?Sua avó adorava dirigir durante a noite e parava o carro na estrada para mostrar o céu pra gente! Ou então, quando o Palmeiras jogava sua avó não assistia ao hino nacional, para não colocar os olhos num adversário que pudesse fazer gol no verdão. Gostaria que eles se lembrassem de que eu só cozinho com colher de pau. Que eu adoro vinho, estar na praia e principalmente o quanto eu gosto de receber pessoas na minha casa!

Mas meu grande desejo é que a Dama da Noite do meu vizinho, não seja retirada quando a obra terminar? Quero sempre me lembrar da minha mãe quando passar por lá! Doce e perfumada lembrança, entre tantas outras! Obrigada por tudo mãe!

Bj e ótima semana a todos!