De Rui Barbosa ao Rei do Baião

No mês de novembro, é comemorado o ?Dia Nacional da Cultura Brasileira? em homenagem ao nascimento de um dos mais importantes personagens da História do Brasil, Rui Barbosa. Liberal nato, intelectual, jurista, político e jornalista, Rui Barbosa nasceu em 5 de novembro de 1849, e participou de todas as grandes questões de sua época e da própria fundação da República.

E nada mais adequado para comemorar a cultura brasileira do que assistir o recém-lançado ?Gonzaga ? de pai pra filho? do diretor Breno Silveira, em cartaz no Plaza Shopping. O filme aborda o relacionamento conturbado entre o rei do baião, Luiz Gonzaga, e seu filho, Gonzaguinha. A trilha sonora, com sucessos do pai e do filho, ajuda a contar a trajetória desses dois ícones da Música Popular Brasileira.

Aliás, com o centenário de Luiz Gonzaga, há quem afirme que o forró está crescendo novamente. Depois de uma explosão de 1999 até 2003, seguido de queda, esse ritmo tipicamente brasileiro voltou a ganhar fôlego. Um reflexo desse retorno acontece aqui em Niterói, onde seis colegas da UFF que descobriram a paixão pelo ritmo como traço em comum e em 2008 formaram o grupo ?Fulano de quê?? atualmente têm a agenda recheada.

Como acorde final desse tema, e também aproveitando para dar uma dica para além-ponte, vale conferir o espetáculo em cartaz no Teatro Sesc Ginástico, no Centro do Rio. ?Gonzagão ? a lenda?, dirigido por João Falcão, comemora o centenário do compositor pernambucano que cantava as alegrias e agruras no povo nordestino.

Cultura mais brasileira, impossível!