É de Pequeno que se Aprende... A Escovar os Dentes!!

elefante-verde-02072014004

Sou dentista há 11 anos e desde a época da faculdade me interessei pela minha especialidade (Estomatologia ? ?estudo das doenças da boca), mas quando me tornei mãe, há 2 anos, o universo infantil despertou em mim bastante interesse? Pude perceber, com o passar dos meses e com a convivência com outras mães, que surgem muitas dúvidas sobre como manter a higiene dos dentinhos dos pequenos? Quando? Como? É preciso?

Sim!!! Bons hábitos de saúde bucal devem ser ensinados e incentivados ainda na primeira infância. Os dentes podem começar a nascer quando o bebê tem apenas seis meses de idade (ou antes!) e continuam até os 3 anos, quando se completa a chamada dentição decídua (ou de leite).

elefante-verde-02072014002

No período que antecede o nascimento dos dentes de leite, algumas crianças demonstram certo grau de irritação, choram e algumas salivam mais do que o habitual, mas é normal. Suas gengivas se tornam mais sensíveis e ?coçam? por que o dentinho está quase aparecendo na boca. Incentivar o uso de mordedores nessa época ajuda bastante a diminuir a aflição dos baixinhos. Por volta dos 6 anos, os dentes decíduos começam a amolecer, até que ?caem?, dando lugar a um outro, agora permanente.

Embora a dentição decídua seja temporária, e substituída ao longo da vida, deve merecer a mesma atenção dos pais e responsáveis quanto à higiene dispensada. Problemas causados nos dentes de leite, podem provocar danos importantes nos dentes permanentes, muitas vezes, irreversíveis. Isto significa que, a partir do aparecimento do primeiro dente de leite, a saúde bucal deve ser iniciada. Para isso, utiliza-se gaze ou fralda umedecida com água filtrada, limpando o dente, junto à gengiva, pela frente e por trás, sempre após a cada mamada ou refeição. Com o aparecimento de mais dentes, torna-se indispensável o uso de escovas de dente apropriadas para cada faixa etária, com cremes dentais sem flúor ou fluoretados, de acordo com a idade da criança.

elefante-verde-02072014001

O hábito de escovar os* dentes* deve ser inserido na rotina da criança de maneira natural, assim como tomar banho. Os pais devem estar sempre por perto, principalmente nos primeiros anos de vida, em que a criança não possui a coordenação motora adequada para efetuar os movimentos próprios da escovação.

É importante que pais e responsáveis incentivem a escovação, pelo menos três vezes ao dia, após as principais refeições, estando atentos aos intervalos, pois a criança pode comer biscoitos e balas. Sempre que isso acontecer nova escovação deve ser realizada.

elefante-verde-02072014003

Visitas periódicas ao dentista são de extrema importância e devem ser realizadas a partir do surgimento do primeiro dentinho. Isso tornará esse hábito comum e rotineiro para a criança, dificultando possíveis traumas. Além disso, o profissional terá a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento dentário da criança e evitar doenças.

Nunca deixe de dizer para criança que é bom ir ao dentista. Incentive-o!!! Ensinar bons hábitos de saúde bucal aos seus filhos é uma das melhores lições de saúde que você pode dar a eles. Lembre-se, a saúde começa pela boca! Fique de olho!