Desmistificando a Gravidez

Um dos momentos mais lindos que a mulher pode experimentar em sua vida é quando está à espera de seu filho. Desde o primeiro instante que sabemos que estamos grávidas, parece que ali, naquele exato momento, já nos tornamos diferentes. Mesmo quando a ficha demora um pouco para cair rsrsrs. Com isso o nosso corpo e a nossa mente vai se moldando aquela nova experiência mágica e isso inclui as mudanças físicas, psíquicas, hormonais e por aí vai. Nem todas elas serão positivas, mas podemos controlar aquelas indesejáveis e curtir as mais gostosas.

Logo que contamos que estamos grávidas, ou quando já fica aparente por conta da barriguinha linda, vêm aquelas pessoas que adoram dar conselhos e contar aquelas histórias assustadoras da gravidez da Fulana, Beltrana? que só servem para nos pôr medos. Com isso devemos ter muito cuidado, devemos seguir nosso instinto materno e nosso coração acolhendo os bons conselhos e esquecendo os maus.

elefante-verde-17092014009

A gestação é algo maravilhoso e especial, por isso não devemos tratá-la como uma doença, pelo contrário, a gestação é saúde e a mulher deve dar o melhor de si para esse Ser tão especial que está crescendo e tomando forma dentro de nós. Com a gestação também vem as inseguranças que a maioria de nós passamos. A cada consulta ao obstetra e a cada ultrassonografia parece que iremos sufocar de tanta ansiedade, pois queremos saber se nosso bebê está bem e saudável.

Apesar de todos os medos e ansiedades que essa fase nos trás, podemos fazer com que se torne um momento lindo e especial, assim do jeitinho que é. Além das consultas periódicas ao obstetra, podemos pedir ajuda a alguns profissionais como ao nutricionista, psicólogo e profissional de educação física, seja nas redes privadas, públicas ou projetos sociais, pois eles poderão dar dicas que ajudarão nesse momento.

elefante-verde-17092014004

Tenho algumas coisas para compartilhar sobre a minha história de gestante rsrsrs. Sempre sonhei em ser mãe e queria que tudo fosse planejado com muito carinho e atenção. Como tive que esperar algum tempo para realizar esse lindo sonho, consegui fazer tudo com calma. A primeira coisa que me propus a fazer foi emagrecer um pouco para preparar o meu corpo para aquele momento e isso realmente fez diferença, comecei a caminhar em uma pracinha perto de casa e a fazer pequenas refeições a cada três horas e quando engravidei, não saí muito do meu peso. Fiz uso de complementos indicados pelo meu obstetra como vitaminas e ácido fólico, mais ou menos uns seis meses antes, já que demorei um pouco a engravidar depois que suspendi a pílula.

Assim que engravidei entrei na academia e comecei a fazer hidroginástica que ajudava a me manter ativa e saudável, e também comecei a praticar yoga, que além de trabalhar muito bem o corpo, também foi essencial para manter a mente mais tranquila e menos ansiosa. Essas duas mudanças fizeram muita diferença durante toda a gravidez, pois mantive a yoga até dois dias antes do parto. Sei que nem todas nós teremos a chance de nos preparar com tanta antecedência e até mesmo podemos ser surpreendidas com a gravidez, mas nem por isso devemos desanimar.

elefante-verde-17092014008

O mais importante é realmente fazer o que estiver ao nosso alcance para que a gestação ocorra de forma mais tranquila possível. Podemos fazer caminhadas, optar por hábitos alimentares mais saudáveis, podemos conversar com amigas que confiamos que já passaram pelo momento da gestação, podemos fazer pesquisas na internet sobre as nossas dúvidas, mas, cuidado pois você também poderá encontrar muita gente escrevendo besteiras por aí.

Enfim, tem bastante opção para tornarmos esse momento ainda mais interessante! Tem um site bem legal chamado babycenter, lá você pode fazer o cadastro e recebe boletins periódicos durante cada fase gestacional e também sobre o desenvolvimento do bebê mês a mês. Esse site me ajudou bastante e até hoje me ajuda.

elefante-verde-17092014006

Não deixei de me cuidar, procurava sempre colocar as minhas melhores roupas e sempre estava maquiada, isso ajuda muito na nossa autoestima. Me sentia linda e muito especial naquele momento! Então, futuras lindas mamães, se entreguem a esse momento lindo e único de suas vidas e sintam cada momento, cada mudança, cada conquista, cada mexida do bebê, cada mimo e cada magia que é estar grávida!!!