Dia 19 de Agosto - Dia Mundial da Fotografia

Fotografia mundialmente conhecida, de Alfred Eisenstaedt: em plena Time Square, soldado desconhecido agarra e beija a enfermeira Edith Shain para comemorar o fim da 2ª Guerra Mundial.
Fotografia mundialmente conhecida, de Alfred Eisenstaedt: em plena Time Square, soldado desconhecido agarra e beija a enfermeira Edith Shain para comemorar o fim da 2ª Guerra Mundial.
E quem não gosta de registrar um momento especial com uma fotinho?!

Hoje, no Dia Mundial da Fotografia, trazemos para vocês uma breve história desta arte que nos permite eternizar momentos através da impressão da captura de uma cena por uma máquina.

O começo de tudo…

A invenção da fotografia não pode ser atribuída a um único autor, pois foi um conjunto de processos e avanços que envolveram esforços e trabalho de diversas pessoas ao longo de muito tempo.

A palavra fotografia tem sua origem do grego *fós *(“luz”) e *grafis *(“estilo”, “pincel”) e sua tradução pode ser entendida como “desenhar com luz e contraste”.

Considera-se que a primeira fotografia permanente reconhecida é do ano de 1826, e foi feita pelo francês Joseph Nicéphore Nièpce.  O processo utilizado para a reprodução dessa primeira fotografia foi chamado por Nièpce de “heliografia” (gravura com a luz do Sol), isso porque a imagem capturada por uma câmera necessitou de exposição ao Sol por oito horas para ser revelada. Na mesma época outro francês, chamado* Daguerre*, produzia efeitos visuais através de uma câmera em um espetáculo chamado “Diorama”. Nièpce e Daguerre se comunicaram por alguns anos até que decidiram ser sócios no negócio de fotografia.

Primera foto em preto e brancoImagem da primeira fotografia permanente do mundo, feita por Nicéphore Niépce, em 1826.

Ao longo do tempo os princípios fundamentais da fotografia não sofreram alterações, mas a tecnologia proporcionou avanços que possibilitaram melhorias na qualidade da imagem, no processo de produção (que se tornou mais rápido) e também na redução de custos, e devido a esses fatores a fotografia tornou-se popular a partir de 1988, quando as pessoas já não necessitavam de fotógrafos profissionais com as câmeras do tipo “caixão” e surgiram os filmes em rolos que podiam ser substituídos (criados por George Eastman).

Imagem da primeira fotografia colorida da história, tirada por James Clerk Maxwell em 1861.Imagem da primeira fotografia colorida da história, tirada por James Clerk Maxwell em 1861.

A fotografia tornou-se uma arte de comunicação também, a partir do momento que passou a ser utilizada pela imprensa nas mídias impressas (na Alemanha, o primeiro país a produzir revistas com ilustrações fotográficas, em 1980) e atualmente na publicidade tanto impressa quanto digital.

No final do século XX houve uma nova grande transformação no mundo da fotografia: a era digital! A fotografia digital possibilitou inúmeros benefícios aos amantes da arte de fotografar, facilitando processos, reduzindo custos, gerando inúmeras possibilidades de manipulação de fotos, melhorias na qualidade das imagens e a possibilidade de registrar muito mais fotos do que antigamente era possível através dos rolinhos de filmes, que tinham limitação física de tamanho para registrar as imagens capturadas e ainda necessitavam ser revelados.

Um guia minimalista da evolução das câmeras fotográficas ao longo da históriaUm guia minimalista da evolução das câmeras fotográficas ao longo da história

Com a tecnologia atual, através das câmeras digitais e dos smartphones, a internet e as redes sociais, a fotografia faz parte do cotidiano das pessoas, não sendo mais utilizada apenas para recordações ou de forma profissional e publicitária, mas também para compartilhar no cotidiano com os amigos e familiares os momentos e experiências que está se vivendo, tudo praticamente em tempo real.

Essa é uma breve (mas bem breve mesmo!) história da fotografia! Esperamos que você tenha gostado de conhecer um pouquinho sobre essa arte tão presente no nosso dia a dia.

Mas e você? Já tirou a sua fotografia de hoje? Tire sua fotinho especial do dia (vale uma selfiehein!) e compartilhe seu momento com os amigos!

Selfie com o melhor amigo!!!!Selfie com o melhor amigo!!!!

Não deixe de conferir na página do Facebook do Elefante Verde Vila Prudente a seleção especial de fotos históricas marcantes, curiosas e engraçadas que selecionamos para vocês e publicaremos durante todo o dia de hoje!!!  É só acessar o link aqui e curtir nossa fanpage para ver todas elas!

E para terminar o post de hoje: “A fotografia é uma das melhores formas de eternizarmos um momento.” (Autor desconhecido)

Até a próxima pessoal!!!!