Dia das Crianças - Saiba tudo sobre essa comemoração!

No próximo Domingo, 12 de Outubro, será comemorado o Dia das Crianças e o Elefante Verde – Vitória resolveu contar um pouco mais sobre essa data: como surgiu, como se comemoram em outros países e muito mais!
BlogDiaDasCrianças

Por que o Dia das Crianças é comemorada em 12 de Outubro?

Você sabia que o **Dia das Crianças** não é comemorado no mesmo dia em todos os países? A Unicef (Fundo das Nações Unidas para a **Infância**) convencionou que a data a ser adotada para a **comemoração** desse dia fosse no dia 20 de Novembro, pois foi a data em que Declaração dos Direitos da **Criança** foi assinada, em 1959.
No Brasil de 1923, o Rio de Janeiro sediou o 3º Congresso Sul-Americano da **Criança**. Em comemoração ao evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho, elaborou um projeto de lei para institucionalizar essa data comemorativa. E no dia 5 de novembro de 1924, através do decreto decreto nº 4867, o dia **12 de outubro** foi oficializado como data oficial para comemoração do **Dia das Crianças**.
Porém a data ficou esquecida até 1955, quando a fábrica de brinquedos Estrela lançou uma campanha publicitária chamada “Semana do Bebê Robusto”, como a campanha foi um sucesso outras industrias do setor se uniram para promover a “Semana da **Criança**“, revitalizando a comemoração do dia **12 de Outubro**.

 Como é a comemoração do Dia das Crianças pelo mundo?

Na maior parte dos países o Dia das Crianças é comemorado no dia 20 e Novembro, porém alguns países, como o Brasil, comemoram em diferentes datas e, alguns, com comemorações bem diferentes.

Na Índia a data é comemorada em 14 de novembro,dia do aniversário de Jawaharlal Nehru, primeiro-ministro da Índia, quando se tornou independente do Reino Unido. Em Portugal e Moçambique o Dia das Crianças é comemorado em 1º de Julho. Na Nova Zelândia não existe data fixa, pois é sempre comemorado no último Domingo de Outubro. E no Japão é comemorado no dia 03 Março para as meninas e 05 de Maio para os meninos.

Na Nova Zelândia é comum que as crianças elejam, a cada ano, um animal nativo do país para homenagear. No Japão a comemoração é separada para meninosmeninas. No Tango no Sekku (Dia dos Meninos) é comum as famílias exibirem capacetes de guerra tradicionais, para que as crianças cresçam fortes e saudáveis. A comida típica da comemoração é bolo de arroz recheado de feijões vermelhos e enrolado em folhas de carvalho e bolo de arroz enrolado com folhas de bambu. Na comemoração das meninas é comum acontecer festas de bonecas, mais conhecidas como “Hina Matsuri”. Nessa data as famílias com filhas, organizam exposições das Hina Matsuri, que representam a corte imperial.
BlogPiñata

Que tal fazer uma comemoração para o Dia das Crianças?

Dia das Crianças é o dia para que todos soltem o seu lado infantil e comemorar a inocência e pureza das crianças de todo o mundo. Pensando nisso, o Elefante Verde – Vitória buscou uma forma de ajudar a comemorar esse dia.

Toda comemoração em família e amigos precisa ter brincadeiras divertidas. Por isso, iremos ensinar você a como preparar uma piñata para alegrar a criançada e os adultos também!

Misture água e farinha para fazer uma cola. Encha um balão de festa (de preferência aqueles maiores), cole tiras e cones de papel e espere secar. Após secar, fure o balão, faça dois buracos e encha de doces. Passe uma corda pelos dois buracos, cole fita neles para não soltar, pinte o papel e adorne a piñata. Agora é só pegar um pedaço de madeira, tapar os olhos na hora de tentar acertar e se divertir!