Dia Internacional do CAFÉ!

cafes do mundo

As fronteiras mundiais estão bem mais estreitas, antigamente para um novo produto estar disponível noutra região ou país levava-se muito tempo, como o caso do consumo do café, a princípio cultivado pela Etiópia até ser disseminado seu consumo pelos árabes, levado para a Europa e ter chegado às Américas foram muitos anos. Hoje, países como: Brasil, Colômbia, Costa do Marfim, Etiópia, Guatemala, Índia, Indonésia, México, Uganda e Vietnã são os maiores produtores mundiais de café. O Brasil sendo um dos líderes em exportação de café Arábica com aproximadamente 32% do mercado internacional. Na Ásia e África a maior produção é de café Robusta e nas Américas de café Arábica. Somos também o segundo país em consumo, abaixo apenas dos EUA; mais será que ?o café nosso de cada dia?, é o de melhor qualidade? Sabia que podemos com pequenas modificações degustarmos um café muito mais saboroso.

O ato de apreciar o café vem sendo estimulado em momentos de relax, boa leitura, para concentração nos estudos, ?cafés da tarde? em família, bate-papo com amigos, reuniões de negócios, cafés empresariais?

cafe com sobremesa

 E os ?blends? que são as mesclas de cafés, com notas ácidas, doces, amargas?os baristas,profissionais preparadores de cafés são comparados à sommelies, degustadores e apreciadores* de vinhos, pois sabem elencar as diferenciações aromáticas e de sabores a partir de variados métodos de moagem e preparo. Qual o seu preferido: coado, espresso, prensado em capsulas? São diversos métodos, mais o bom mesmo é sentar e sentir o prazer que ele nos traz, transmite energia, propicia ?brainstorms?, momentos de introspecção e compartilhamento.

 Em Paracatu temos marcas de cafés regionais como: Café Catu, Três Gerações e Suzuki e atualmente podemos degustar bons cafés na cidade na Café Expresso, no Bookafé e na Doce Delírio Delicatessen. Em breve eu, barista pelo Museu do Café de Santos, realizarei através de parcerias degustações de cafés.

Pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) os cafés passam por seleções até serem qualificado como: TRADICIONAL, SUPERIOR ou GOURMET . Cada qual com sua parcela de especificações e notas. Para saber se o seu cafezinho é realmente um café de qualidade fique atento a Programa de Qualidade e Selo de Pureza, indicados na própria embalagem do produto. No Brasil temos alguns estados com excelentes cafés tipo exportação: Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e São Paulo.

selo abic

Através de dados da própria ABIC o consumo médio no país é de 4,8 kg/habitante/ano de café torrado e moído o que equivale a cerca de 80 litros/habitante/ano. Tornando-se a segunda bebida mais consumida no Brasil (água em primeiro).

Vamos tomar um café?!

                                                                                                                                       APGM