Dia Nacional da Doação de Órgãos - Seja você também um Doador!

O laço verde, como o da foto, é o símbolo mundial da doação de órgãos.O laço verde, como o da foto, é o símbolo mundial da doação de órgãos.

Doação de órgãos. Você alguma vez já parou para pensar sobre o assunto?

Hoje, no Dia Nacional da Doação de Órgãos, o Elefante Verde Vila Prudente vem tratar com carinho deste tema tão importante para a vida de todos, já que somos todos possíveis doadores e poderemos ser possíveis receptores algum dia em um momento de necessidade.

Muitos não doam órgãos pelo simples fato de não saberem como funciona, por não ter consciência e informações sobre a importância de um simples gesto que pode melhorar e até mesmo salvar uma vida.

Vamos desmitificar este assunto para ajudarmos quem precisa e salvar vidas? O Elefante Verde te dá uma ajudinha com informações simples e importantes sobre o tema.

Doação de órgãos - 11 – Mas afinal, quem pode ser DOADOR de órgãos?

Resposta: qualquer pessoa que concorde com a condição de ser doador de órgãos, e os tenha saudáveis, poderá sê-lo. No caso de pessoas vivas, é possível ser doador de um dos dois rins ou pulmão que possui, de medula óssea e também de parte do fígado, desde que a doação não comprometa ou prejudique a saúde do doador.

doadores falecidos podem ter seus órgãos doados a partir do momento que é constatada a morte encefálica, e neste caso quem autoriza a doação é a família do falecido, por isso, é importante em vida você manifestar *aos seus familiares o seu *desejo*de ser doador de órgãos, de fazer *bem a outras pessoas dando a oportunidade de seguirem vivendo e com mais qualidade de vida.

seja doador

2 – Qual o procedimento para ser doador de órgãos?

Resposta: No Brasil é bem simples, basta você deixar os familiares avisados que quer ser doador, pois serão os familiares que poderão autorizar a doação ou não dos órgãos.

3 – Quais órgãos podem ser doados?

Resposta: Uma pessoa doadora de órgãos pode salvar a vida de até 10 pessoas, pois poderá doar os rins, coração, pulmões, fígado, pâncreas e também tecidos, como por exemplo, ossos, tendões, córneas, pele e válvulas cardíacas.

campanha doacao de orgaos

Se você quiser mais informações, detalhes e estatísticas sobre o assunto é só acessar o site da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).

Doe orgaos doe vidaConheça também o projeto da sociedade civil para a Semana Nacional de Doação de Órgãos, com o apoio da ABTO, o #prometodoar , que deve continuar valendo sempre!

Compartilhe essas informações com seus amigos, você pode ajudar a salvar vidas conscientizando sobre a importância de ser doador de órgãos.

Seja um doador de vida! Para o doador é uma possibilidade de ajudar. Para quem recebe é a possibilidade de viver.