Dicas Básicas de Composição Fotográfica

.

Bem pessoal, hoje daremos início aos nossos estudos com algumas dicas básicas para que suas fotos se diferenciem daquelas tiradas por seus amigos. Para isso, vamos tratar de Composição Fotográfica.

.

Mas o que é composição?

A composição é a união de todos os elementos que compõe a cena que vocês desejam fotografar. É a escolha de quais elementos, quais objetos, irão tomar algum destaque na foto, de onde devo posicionar o objeto de destaque na fotografia. Todas essas escolhas, as quais ocorrem, em sua maioria, de forma inconsciente, é o que diferenciará a sua foto das demais.

Para aqueles que desejam aprofundar no assunto, recomendo a leitura dos textos da Cláudia Regina (Clique aqui).

Partindo deste ponto, hoje vou apresentar 02 (duas) dicas básicas, aplicadas por praticamente todos os profissionais da área, que irão melhorar consideravelmente suas fotos.

.

1ª Dica: O Horizonte!

O Horizonte é a linha divisória horizontal que separa duas partes da sua foto (por exemplo o céu e o mar). Uma paisagem bem composta sempre tem a linha do horizonte completamente reta. Uma imagem com o horizonte “torto”, por menor que seja, transmite ao observador a desagradável sensação de “estar caindo” para um dos lados da fotografia.

Veja abaixo um exemplo de como uma pequena diferença de horizontes pode comprometer completamente uma imagem.

Foto 1 - Horizonte

Desta forma, por mais que se possa corrigir tal “erro” por meio de programas de edição, a correção irá cortar alguma outra parte da fotografia. Assim, a absorção desta dica é fundamental para que você possa trabalhar com sua imagem na íntegra.

.

2ª Dica: Regra dos Terços!

Uma das mais famosas regras na fotografia, esta dica é uma das primeiras coisas que todo fotógrafo aprende.

Muitos de vocês já devem ter visto em suas maquinas e celulares a chamada “Grade de Enquadramento”. Pois bem, esta “Grade” está lá exatamente para facilitar a aplicação desta regra por todos vocês.

Esta regra consiste em dividir a tela da sua câmera em 3 setores horizontais e 3 setores verticais, veja:

Foto 2 - Grade

Observação: Podemos sempre aproveitar esta Grade para aplicar o conceito da primeira dica, utilizando a linha horizontal inferior ou superior para alinharmos o horizonte e mantê-lo reto na foto.

Desta forma, podemos dividir a imagem que pretendemos fotografar em terços, aplicando a regra da seguinte forma:

Tomando-se sempre como referência o horizonte, se o céu está mais interessante, deixe ele em evidência deixando o horizonte abaixo da linha inferior, como na foto abaixo:

Foto 3 - Terços

.

Se o céu não tem nada demais e você quer dar destaque para o que está abaixo dele, coloque a linha do horizonte posicionada no terço superior. Veja:

Foto 4 - TerçosFoto por: Marcelo Reis

.

Importante ressaltar que o acima exposto vale também para fotos tiradas na vertical. Entretanto as linhas a serem observadas são as linhas verticais da grade.

No geral, a regra dos terços propõe a não centralização dos objetos principais na foto, mas lembre-se: esta “regra” é apenas uma direção para que as fotos tomem uma composição mais agradável. Entretanto não quer dizer que ela deva ser seguida cegamente. O segredo é não só saber a regra, mas também quando utilizá-la.

Minha recomendação: apenas fuja a esta regra quando estiver com o domínio total da mesma. Para fugir do básico, deve-se ter o completo e total domínio de seus fundamentos.

Com estas duas regras básicas de composição fotográfica vocês verão uma melhora considerável em suas fotos! Agora é colocar o estudo em prática galera!

Boas fotos!

Rafael Reis