Dicas básicas para melhorar a qualidade de vida do seu pet

Todo cão precisa de cuidados para ter uma boa qualidade de vida e ser feliz. Mas, nem sempre os seus donos sabem ao certo os principais cuidados que devem ter com o seu melhor amigo para que eles estejam sempre limpos e saudáveis ou até mesmo equilibrados emocionalmente.

O Elefante Verde BH preparou algumas dicas para que o seu pet tenha um dia a dia mais saudável e feliz:

Cuide da alimentação do seu pet

Hoje, existem variados tipos de rações no mercado, oferecendo uma alimentação elaborada e nutritiva ao seu pet. Sempre, ao terminar as refeições, recolha o pratinho do seu cão, lave e seque bem. Isso, evita a proliferação de fungos e bactérias que causam dores de barriga.

Hidratação corporal para o seu pet

Mantenha sempre água fresca para o seu cão. Em média, um cão deve beber de 15 à 30 ml de água para cada 0,5 kg de peso corporal. Troque a água pelo menos duas vezes ao dia e higienize a vasilha com detergente para a remoção de sujeiras. Essa prática também evita o desenvolvimento de bactérias e fungos.

Higiene do seu pet

Cada cão possui uma necessidade e estão em ambientes variados. Existem aqueles que vivem em apartamentos, que sujam pouco. E tem aqueles, que vivem em quintais e sujam um pouco mais. A média de banhos é geralmente de sete a quinze dias.

Além disso, é importante também ficar atento à limpeza do excesso de cera e pelos nas orelhas do seu pet. É importante o uso de um protetor auricular ou uma bolinha de algodão na hora do banho. Para a limpeza da cera, o ideal é fazer semanalmente. Já, a retirada do excesso de pelos, o ideal é uma vez por mês. Isso ajuda a evitar a otite, que é uma inflamação do canal auditivo.

A tosa e a limpeza higiênica também são importantes para a saúde do seu cão. Ela é feita na região do rabo retirando todas as fezes grudadas e ajuda na prevenção de verminoses, doenças de pele, carrapatos e até mesmo a anemia. A tosa pode ser realizada uma vez por mês.

Ambiente saudável para o seu pet

É importante um ambiente limpo e saudável. Capriche na limpeza da casinha do seu pet. O ideal é que essa limpeza seja feita semanalmente para evitar as pulgas.

Atividades de lazer para o seu pet

Passeie e brinque com o seu pet. Eles adoram brincar e oferecem carinho como ninguém. Os cães, independente do porte físico ou idade, ficam mais felizes e com maior estabilidade emocional ao se divertirem com os seus donos, além de estarem se exercitando. Pratique essa ideia!