Dicas de Segurança Digital

Os recentes casos de vazamento de fotos íntimas de celebridades nos últimos anos tem colocado na mesa um debate sobre segurança*digital. Este tema, geralmente discutido longe do grande público, não é levado muito a sério, o que ocasiona vazamentos maciços de informações privadas e confidenciais. Além disso, o desconhecimento por parte da população sobre as técnicas de *segurança potencializa ainda mais os ataques. Que fique claro: criminosos virtuais (chamados de crackers) não brincam em serviço. Eles roubam todo tipo de dados, seja fotos íntimas, senhas de acesso a e-mails, senhas de cartão de crédito, conversas inteiras de aplicativos de mensagens, além de poderem fazer um estrago em seu dispositivo.

Hacker Typing On A Laptop

Pensando nisso, vamos dar algumas dicas de como se proteger de ameaças e brechas de segurança. Mas lembre-se: por mais que você siga a risca todas as dicas, não há segurança 100% eficaz, porém é sempre possível minimizar as chances de ter seus dados violados.

Isso ocorre porque em matéria de segurança*digital*, todo cuidado é pouco.

É necessário antes de tudo entender que segurança digital é uma área muito complexa dentro da Tecnologia da Informação. Porém, dela depende praticamente toda a internet. Se há uma falha em algum lugar que foi explorada e depois consertada, é de extrema utilidade pública a divulgação dos métodos para se defender ou diminuir o impacto. É por isso que o Elefante Verde Vitória traz em primeira mão métodos para que você possa se prevenir da melhor maneira possível.

- USE SENHAS FORTES

Grande parte dos ataques a qualquer serviço que utilize login e senha são facilitados por senhas fracas. Hackers possuem ferramentas que podem testar diferentes combinações de letras e números até encontrar a senha. Assim como podem utilizar-se do campo “Esqueci a senha” e conseguir responder à pergunta secreta (no caso de serviços que oferecem esse tipo de proteção extra) caso a senha seja fácil de descobrir.

DigitalSecurity

Os especialistas em segurança digital recomendam o uso de senhas com no mínimo oito caracteres, onde são misturados letras, números e símbolos, algo como “+p@ssw0rd!“. Isso ocorre porque quanto maior é a complexidade da senha, mais difícil e demorada fica para as ferramentas automáticas quebrarem.

Para ver quão forte é sua senha, use o site HowSecureIsMyPassword. É interessante notas que as senhas mais utilizadas no mundo são sequencias numéricas simples como por exemplo “12345” e são quebradas quase instantaneamente. Já senhas como “+p@ssw0rd!” demora, cerca de 1 ano para serem quebradas por ferramentas automáticas.

Mas não se engane: crackers podem atacar sua senha de diversas outras formas. Então uma senha forte é apenas uma medida de contenção, e deve ser combinada com as outras dicas a seguir.

*- NÃO CONFIE EM SERVIÇOS DE BACKUP NA NUVEM *

Durante anos as empresas de serviços de hospedagem de arquivos “na nuvem” têm propagado a ideia de que são serviços seguros e confiáveis. Curiosamente, o caso mais recente dos vazamentos de fotos íntimas de celebridades foi possível a partir de uma falha no iCloud, serviço de backup de dados na nuvem da Apple para iPhone, iPad e Macintosh. O que aprendemos com isso? Que nenhum serviço na web é 100% seguro. Serviços como Dropbox, Google Drive, iCloud, Skydrive são muito úteis se você não possui nada a perder caso venham a ser invadidos. Então se você tem dados sensíveis, não os coloque na nuvem a não ser que tenha criptografado. Ainda assim não custa lembrar: todo cuidado é pouco.

- MANTENHA SEU SISTEMA E ANTIVIRUS SEMPRE ATUALIZADOS

Os sistemas operacionais costumam ter falhas de segurança que são descobertas e consertadas periodicamente. Assim, um computador com Windows desatualizado fica muito mais vulnerável aos ataques do que um computador com um sistema em dia. O mesmo vale para o antivírus. A cada dia surge novas pragas virtuais para infectar computadores e podem se espalhar rapidamente. Por isso é de praxe manter sua máquina sempre atualizada.

- LEVE SEU COMPUTADOR APENAS PARA PESSOAS EXTREMAMENTE CONFIÁVEIS

Roubo de dados pessoais não ocorre apenas com invasão de computadores. Há a possibilidade de um técnico de informática roubar seus dados sensíveis e vazá-los na Internet. Foi o que aconteceu com a atriz Carolina Dieckman, que teve fotos íntimas vazadas na web depois de levar seu computador a um técnico para conserto. Há alguns modos de evitar que isso aconteça: levando o computador para alguém que você realmente confie; acompanhar o conserto de perto; ou se for possível, salvar os arquivos pessoais em outro lugar e apaga-los do computador antes de entregar a máquina para o conserto.

- CUIDADO COM AS REDES SOCIAIS

Algumas informações pessoais contidas nas redes sociais são potencialmente perigosas. Se você colocar a sua pergunta secreta do email como “Qual o nome da minha mãe?”, um invasor pode descobrir simplesmente acessando seus dados nas redes sociais. Portanto, cuidado. Verifique suas configurações de privacidade e não use perguntas secretas tão óbvias para proteger sua senha.

- MANTENHA-SE VIGILANTE

Essas dicas são algumas coisas que podem ser feitas para minimizar as chances de uma invasão e roubo de suas informações, mas não vai impedi-las. Portanto, mantenha-se sempre vigilante. Não acredite em banners ou emails do tipo “você ganhou 1 milhão, clique aqui para receber”, não abra arquivos executáveis enviados por email e evite sites de procedência duvidosa. Fazendo isso você pode garantir ao menos uma camada a mais de proteção em sua vida digital.