Dicas e idéias para seu projeto de iluminação

Nós amamos decoração e tudo sobre o assunto. Como não amar? Não tem nada mais incrível do que transformar um espaço espetacular e eficiente com um simples projeto, não é mesmo? E para um novo projeto de decoração ganhar forma, devemos pensar também na iluminação. Um está diretamente ligado ao outro e para não errar, precisamos definir a funcionalidade de cada ambiente e que tipo de clima queremos dar ao espaço. Com isso definido, é só deixar a imaginação fluir. Aqui vão algumas ideias de iluminação para te ajudar a acertar em cheio. :)
Existem diferentes tipos de iluminação e vamos te mostrar para que servem:

Iluminação direta é quando a luz incide diretamente sobre uma superfície. Para esse tipo de iluminação o ideal são as luminárias de mesa ou abajures, pendentes e spots. É indispensável para leitura, computador, trabalhos mais minuciosos como artesanato, pinturas, entre outros. Para esses, usamos luminárias, abajures e pendentes. O spot já é mais usado para dar destaque em algum objeto, quadros ou peças decorativas. Iluminação Indireta é quando a luz incide indiretamente em alguma superfície. A ideia é dar um efeito mais intimista. Geralmente usado na decoração de ambientes mais aconchegantes. Podemos usar spots e arandelas mas o mais usado é a iluminação em sancas e forros de gesso. Um projeto de iluminação vai muito além das luminárias e dos ambientes. A escolha das lâmpadas é tão importante quanto qualquer outra. Então calma! Não se desesperem pois aqui vão as mais usadas:
Lâmpadas Incandescentes Comuns: De luminosidade amarelada e alto consumo de energia, as incandescentes comuns não atendem aos níveis mínimos de eficiência energética e não podem mais ser produzidas ou importadas pelo Brasil. Aos poucos estão sendo substituídas pelas fluorescentes. Lâmpadas Incandescentes Halógenas: Com efeito de luz amarelado e alto consumo de energia, as halógenas são mais duráveis se comparadas as incandescentes comuns. No entanto, os dois tipos de lâmpadas emitem bastante calor. Lâmpadas Fluorescentes: Esse tipo de lâmpada é mais durável e econômica quando comparadas às incandescentes comuns ou halógenas. Podem ser de luz amarela ou branca azulada. Lâmpadas Led: Alta durabilidade e com baixo consumo de energia. Essas lâmpadas são mais caras quando comparadas às fluorescentes e incandescentes comuns e halógenas. Também podem ser de luz amarela ou branca azulada. É claro que cada tipo de lâmpada tem sua temperatura e cor, por isso é muito importante saber que tipo de iluminação deseja para cada ambiente. Para locais de relaxamento, por exemplo, são indicadas as lâmpadas amareladas, enquanto espaços de trabalho precisam de luz neutra ou azulada.

A verdade mesmo é que um bom projeto de iluminação pode transformar completamente um ambiente e aliada à decoração torna um projeto imbatível. E para nossos projetos imbatíveis aqui em Búzios, nossa dica é a Búzios Luminárias onde você encontra de tudo e mais um pouco. Entre luminárias, lâmpadas e acessórios dá para se perder em meio à tanta coisa linda. E eles ainda trabalham com ventiladores de teto e ar condicionado Split, assim já dá pra comprar tudo em um único lugar. A galera de lá entende muito do assunto. Só indo lá pra ver de perto. Vale a pena. Quer ver as peças lindas que eles tem? É só clicar aqui.

Claro que um projeto mais elaborado requer ajuda de profissionais da área e muita pesquisa.

Espero que essas dicas tenham te ajudado a dar o pontapé inicial que estava faltando.

Dúvidas ou sugestões? Deixa lá seu comentário que a gente responde :)