Dicas para aliviar (reduzir) a ansiedade

A ansiedade é um sentimento comum a todo ser humano. Precisamos dela para acordar e nos levantar da cama todos os dias. Precisamos dela para aprender novos assuntos, para estudar.

Se você está sofrendo de ansiedade e isto anda o prejudicando no âmbito profissional ou pessoal, a Doutora Katya Zolcsak separou algumas dicas para aliviar a ansiedade.
Mas lembre-se: quando o nível de ansiedade está muito alto, devemos pensar em aliviar ou diminuir isto de algum modo e não tem nenhum problema pedir ajuda! "Como psiquiatra eu sei quanto é sofrido e doloroso passar por crises de pânico e ansiedade. Pessoas que sofrem com estes problemas, normalmente ficam mais inseguras e um acompanhamento psiquiátrico se torna um importante aliado na recuperação do paciente", explica Doutora Katya Zolcsak, especialista em casos de ansiedade e transtornos mentais, que atende em um consultório em Pinheiros, próximo ao metrô das Clínicas.

Alguns recursos são:

1 Praticar exercícios físicos

Ao praticar exercícios físicos liberamos endorfinas que diminuem a ansiedade. Esportes coletivos são interessantes, já que além do exercício aeróbico, você estará interagindo com outras pessoas.

2 Alimentação

Alimente-se bem, procure comer de 3 /3horas, coma bastante frutas, verduras e legumes. Tome bastante líquido, o cérebro precisa estar bastante hidratado para funcionar bem.

3 Lidando com a ansiedade

Pratique exercícios respiratórios, respire profundamente e solte o ar lentamente, contando até 20.

4 Foco no resultado

Procure atividades que lhe deem prazer, como realizar artesanato ou uma aula de ioga ou até mesmo uma massagem relaxante.

5 Inspire-se

Faça um exercício mental de mudar o foco quando surgirem pensamentos negativos. Tente ao máximo valorizar os pensamentos e acontecimentos bons na sua vida. Por vezes temos a tendência de valorizar o que é ruim e deixamos o positivo e o bom passarem desapercebidos.