Dicas para marinheiros de primeira viagem

Você sabia que Elefante Verde Araçatuba vai contemplar alguém com uma viagem de Cruzeiro com tudo pago? Para saber como concorrer e se inscrever, clique aqui.

919729<em>489723671094406</em>619559930_o

Para muitas pessoas* viajar de navio* é novidade. E é claro que nessa hora surgem muitas dúvidas… Mas tudo bem, manada, a gente te ajuda a entender melhor como é fazer um cruzeiro. Se liga nas dicas do Elefante:

Talvez você já tenha ouvido falar nos cruzeiros temáticos. Sim, existem cruzeiros para todos os gostos! De carnaval, para relaxar, da terceira idade, de artistas… O Elefante escolheu um cruzeiro sem tema afim de agradar a todos os tipos de público, afinal, a sua viagem precisa ser a viagem dos sonhos!

A escolha da companhia marítima é um fator decisivo. Nós escolhemos para você a Pullmantur, pois ela se diferencia pela qualidade dos serviços, tamanho do navio, tipo e qualidade das comidas e bebidas servidas e qualidade das atividades oferecidas à bordo.

O ganhador da* viagem oferecida pelo Elefante Verde* ficará muito bem acomodado em uma cabide carinhosamente escolhida para proporcionar todo o conforto, sem interferência de claridade excessiva e longe das áreas do navio mais propensas a balanços. O cruzeiro escolhido disponibiliza atividades variadas para todas as idades, o que garante diversão para o ganhador e seu acompanhante, independentemente da faixa etária.

As refeições são livres, o que significa que você pode comer ou beber o que estiver disponível durante a viagem a qualquer hora e na quantidade que desejar. Mas vale lembrar que viagens de navio são mais propensas a causar enjoos, portanto não ultrapasse seus limites na hora de comer nem de se exercitar.

146251_1

Dica do Elefante sobre documentação necessária para viajar de navio

O ganhador da viagem precisará estar atento para alguns detalhes de documentação, saiba quais são: para cruzeiros nacionais somente é necessário o RG original, em bom estado e com menos de dez anos de emissão.

Menores viajando com somente um dos responsáveis legais (ou com nenhum) precisam ter uma carta de autorização dos mesmos para a viagem, onde o (s) responsável (s) toma ciência da viagem e autoriza o embarque. A carta deve ter firma reconhecida em cartório.

Não são aceitas, em nenhuma hipótese, cópias de documentos.

mala1

Dica do Elefante para fazer as malas para um cruzeiro

Como não existe limite para quantidade ou peso das bagagens, você pode levar quantas malas quiser e do tamanho que bem entender. Mas é fundamental  usar o bom senso, já que muitas malas ou malas grandes ocupam muito espaço na cabine (em geral as cabines de navio são pequenas) e você nem mesmo terá tempo hábil para utilizar tudo o que levar. Uma mala média ou grande por pessoa é o ideal.

Verifique a estação em que irá viajar e leve em conta o número de dias da viagem para escolher o melhor tipo de vestuário e a quantidade de roupas. Lembre-se do não pode faltar na mala: roupa de banho para a piscina, blusa de frio (sempre pode esfriar em alto mar), roupa mais formal para jantares, pijama e utensílios básicos como escova e pasta de dentes. Durante o dia você provavelmente irá preferir roupas leves e informais.

Faça uma lista do que levar com antecedência, pois se faltar alguma coisa você precisará esperar o navio atracar para poder comprar. Leve todos os medicamentos que você costuma tomar regularmente, além de analgésicos, antitérmicos, remédios contra enjoo e curativos adesivos, pois nunca se sabe o que pode acontecer.

O navio oferece artigos básicos como sabonete, shampoo e condicionador, mas você pode levar seus artigos de higiene pessoal se preferir. Vale lembrar que não é permitido o embarque de utensílios que gerem calor como ferro de passar roupas, secador de cabelos e chapinhas, mas não se preocupe, todas as cabines tem a disposição um secador de cabelo para o uso.

Caso você embarque com algum item que gera calor, ele será apreendido pela segurança do navio e entregue a você no momento do desembarque.

Se você decidir levar equipamentos eletrônicos, lembre-se de que as tomadas nas cabines são bivolts e seguem padrão americano ou europeu. Leve um adaptador de tomadas universal por garantia.

Não é preciso levar toalhas. O navio fornece toalhas de banho, rosto e para piscina, além de jogo de cama completo (travesseiros e cobertores também são desnecessários). Além disso, o navio também disponibiliza serviço de lavanderia e tinturaria, caso seja necessário.

Alguns itens ilegais obviamente também são barrados no embarque, são eles: drogas ilícitas, armas de fogo e armas brancas. Também não é permitido o embarque de alimentos e bebidas. Se você precisa ter algum tipo de alimentação especial, informe isto para companhia marítima antes do embarque.

As mesmas normas acima valem para compras efetuadas durante a viagem, em cidades em que o navio atraca.

20111026084924

O que fazer no dia do embarque de uma viagem de cruzeiro

A maioria das companhias marítimas permite o check-in online, que deve ser feito com pelo menos três dias de antecedência. Se puder faça, assim você evita filas no porto.
Leve sua bagagem etiquetada de casa com seus dados e o número de sua cabine.

Caso ainda não saiba qual é sua cabine, faça o check-in no porto para saber qual é o número dela e etiquete sua bagagem, para só depois despachá-la.

Se possível pegue uma carona até o porto. Ou vá de táxi ou ônibus, pois os estacionamentos locais costumam ser muito caros. Consulte também o valor do translado direto, seja pela companhia marítima ou pela agência de viagens, da cidade em que você está até o porto, pois muitas vezes compensa financeiramente falando.

Não deixe para comprar nada no porto, pois a estrutura dos portos brasileiros deixa muito a desejar. Lembre-se de que tudo de valor deve estar com você na bagagem de mão e seus documentos e reservas também.

Geralmente o embarque começa cinco horas antes do horário previsto de partida. Programe-se para chegar ao porto entre quatro a cinco horas antes, assim você não tem que esperar que o embarque comece e pode entrar no navio com antecedência e já ir aproveitando a estrutura da viagem!

No porto todos os seus dados serão colhidos e será feito o seu cartão de hóspede. O seu cartão de hóspede é pessoal e intransferível. Tudo que você fizer no navio será com este cartão: compras, reservas, pedidos à tripulação. Você deve estar com ele o tempo todo.

Você poderá escolher no momento do embarque se quer pagar suas eventuais despesas à bordo (como compras e serviços de spa, por exemplo) com cartão de crédito ou em dinheiro. Algumas companhias permitem que você mescle o pagamento em dinheiro e cartão.

Suas malas serão deixadas na porta de sua cabine, mas não se desespere porque talvez suas bagagens demorem um pouco para chegar, principalmente se você entrou cedo no navio. Espere todo o embarque para reclamar caso sua mala não esteja não apareça.

Ao entrar na cabine verifique se tudo está funcionando corretamente: luzes, cofre, torneiras, ralos… Se algo não estiver de acordo comunique o camareiro.

As gorjetas em cruzeiros brasileiros geralmente já estão inclusas no valor total pago (procure na descrição de seu contrato por gorjetas pré-pagas). Se elas não foram pagas, haverá na cabine uma lista padrão de valores a serem pagos a cada profissional, já que a norma internacional manda dar gorjetas a camareiros, garçons e maitres. Estes valores de gorjetas serão incluídos em sua conta final, então não precisa se preocupar com elas durante sua viagem. Crianças menores de cinco anos não pagam gorjetas.

Será deixado em sua cabine (geralmente no último dia), um envelope em branco para gratificação opcional pelo serviço prestado de determinado tripulante. Vale a pena deixar uma gorjeta extra se o serviço prestado foi excepcional. Junto a este envelope é deixado um formulário de pesquisa de satisfação.

Todo navio possui um ambulatório e ao menos um médico para atender os passageiros com problemas de saúde e emergências. Eles também tem remédios para fornecer e em casos graves podem solicitar o resgate do paciente e sua internação em hospitais. Mas atenção: todo atendimento médico feito à bordo é pago a parte.

Não se esqueça de passar protetor solar várias vezes ao dia. Siga à norma que pede que você lave as mãos com álcool gel sempre que entrar e sair de banheiros e restaurantes e, desta forma, evite a proliferação de doenças à bordo.

Preze pela sua segurança e evite se debruçar nos parapeitos, especialmente quando ingerir bebidas alcoólicas. Quanto a sua segurança pessoal e roubos, geralmente cruzeiros têm sua própria equipe pronta para lhe ajudar, mas previna-se e guarde o que tiver de valor no cofre de sua cabine.

412711-Alimentação-correta-em-cruzeiro-1

Refeições a bordo do navio

A maioria dos cruzeiros oferecem restaurantes pagos a parte. São restaurantes que oferecem alta gastronomia e experiências diferenciadas. Estes restaurantes necessitam de reserva prévia.

No Brasil, um dos únicos cruzeiros que incluí bebidas são os da Pullmantur. São incluídas as bebidas alcoólicas e não alcoólicas durante as refeições e o consumo neste período é ilimitado.

Os navios possuem computadores conectados a internet e rede wi-fi para uso dos hóspedes, contudo a internet é paga a parte. Enquanto o navio estiver navegando você não terá sinal de celular. Somente quando ele atraca nos portos nacionais é possível ter sinal.

Todos os dias você receberá o Jornal de Bordo com a programação do dia seguinte.  Confira as atividades, shows, restaurantes e tudo mais que você pode fazer no navio, além dos passeios fora dele. Marque tudo que você quer fazer durante o dia, esta é uma ótima forma de se programar e não deixar escapar nada!

O serviço de quarto está incluso e você pode usar a vontade. O navio sempre aporta em cidades pré programadas. Aproveite para conhecer novos lugares, fazer passeios e compras. Mas não se esqueça da hora da partida ou você terá que encontrar o navio no próximo porto.

Na última noite do cruzeiro você deve deixar suas bagagens na porta de sua cabine. Você será avisado pelo Jornal de Bordo, pela televisão, pela camareira e por quem mais cruzar o seu caminho. A mala tem que estar pra fora da cabine até a hora determinada. Se você se esquecer seu desembarque pode demorar muito, e dependendo do tamanho da mala é proibido desembarcar com ela em mãos.

Lembre-se das dicas do Elefante Verde e se prepare para sua inesquecível viagem de cruzeiro! Ah, e para viver esta experiência não se esqueça de se cadastrar no site e avaliar uma empresa da cidade! Boa sorte!