Dicas para o planejamento de sua empresa em 2013

Mês de janeiro é época dos empresários traçarem um planejamento estratégico para seu negócio. Segundo especialistas, é hora de avaliar as experiências passadas para aumentar sua eficiência. É preciso rever todos os processos da empresa, levantando o que deu certo e o que pode ser aperfeiçoado. São dois caminhos: captar novos clientes e ao mesmo tempo fidelizar os atuais. Fique atento para algumas dicas.

1º ? Fique atento ao mercado: é preciso ler e entender o ambiente econômico do seu segmento e de forma geral. Isso traz vantagem competitiva para o empreendedor. Por exemplo, a nova classe média continuará sendo destaque no consumo em 2013.

2º ? Capital de giro: geralmente as vendas de fim de ano animaram principalmente os comerciantes. Afinal, as festividades de Natal são as mais esperadas pelos lojistas. No entanto, não se pode ter uma falsa ideia de lucratividade. É preciso pagar todos os fornecedores, contas fixas, retiradas, impostos, entre outros.  Recomenda-se ter uma planilha financeira bem atualizada, com todas as entradas e saídas dos próximos meses, como forma de planejamento. Previsão de custos, investimentos, vendas, lucros e fluxo de dinheiro podem ser incluídos.

3º ? Aproxime do seu cliente: seu foco sempre deve ser o seu cliente. Portanto, procure entendê-lo cada vez mais. Faça pesquisas internas, faça um banco de dados atualizados dos clientes, crie promoções para este grupo. Fidelizar clientes é uma das missões mais difíceis no atual mercado. Mas, para quem faz o certo e foca no cliente, os resultados podem aparecer.

4º ? Invista em sua equipe: o elo entre o cliente e a empresa é o colaborador. São os funcionários quem se relacionam com os clientes. Sendo assim, nada mais justo do que manter sua equipe de colaboradores cada vez mais capacitada e preparada para atendê-los. São vários pontos que podem ser trabalhados com a equipe, desde treinamento na abordagem até a negociação. Cursos, reuniões, treinamentos e palestras são o melhor caminho para que sua empresa possa progredir neste aspecto.

5º ? Procure novas ideias e tecnologias: a evolução tecnológica atinge a todos. Fique antenado a algumas ideias que podem agregar valor ao seu produto/serviço, como uma comunicação mais eficiente com o cliente ou fornecedor. Outro ponto de grande destaque: as redes sociais. Para alguns, é algo criado para os jovens. Mas a verdade é que estas redes podem sim ser grandes fontes de divulgação de sua empresa, além de ser um local de fácil comunicação com seus clientes. Um sistema informatizado bem elaborado pode também reduzir custos e facilitar processos internos. Enfim, tudo o que é novo no mercado precisa ser analisado. Se houver algo produtivo, deve-se aproveitar. Quem ficar de fora das inovações, deixará de ser competitivo.