Dieta sem glúten, onde comer em Curitiba?

Só quem é celíaco (intolerante a glúten), ou quer fazer uma dieta mais saudável e livre de alimentos com glúten, sabe o quão difícil é encontrar um lugar bacana e especializado nesse tipo de cardápio. Às vezes, os estabelecimentos oferecem uma ou duas opções glúten free, mas quem garante que estes não foram “contaminados” com o glúten dos demais pratos? A chance sempre existe, e é aí que mora o perigo: o glúten mascarado.

Só aqui no Brasil, segundo dados da FENACELBRA (Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil), a doença afeta em torno de 2 milhões de pessoas. É um número beem expressivo pra ser ignorado, né?!

Então, já passou da hora dos restaurantes, bares, panificadoras etc. se especializarem mais nesse público, e oferecerem boas opções de alimentos e bebidas sem glúten, opções que sejam tão boas e baratas quanto as comidinhas normais. Porque tão difícil quanto encontrar um lugar que ofereça esses pratos, é também encontrar estes a preços acessíveis, que caibam no bolso e satisfaçam de verdade, em todos os sentidos.

Eis que Curitiba, como uma das melhores cidades do país, sempre surpreende e consegue “abraçar” a todos seus habitantes, oferecendo ótimas opções de estabelecimentos pra quem não come glúten. São poucos, mas é como dizem por aí: quantidade não significa qualidade. Então, tenha certeza que aqui sobra qualidade, confiança e amor à gastronomia.

Por isso, fizemos uma seleção de lugares aqui de Curitiba, onde as pessoas que seguem uma dieta livre de glúten, podem comer sem medo e saírem super satisfeitas. Confere aí ;}

Fita Crepe Bar

O Fita Crepe é nada mais, nada menos, que o primeiro bar happy hour glúten free da américa latina. Que moral, né?! O bar é 100% livre de glúten, em todos os pratos. Ou seja, você pode ir, comer, se divertir e aproveitar tudo, numa boa, com a certeza de que não vai ter nada com glúten e que a noite vai ser só alegria ((:

O Fita tem uma proposta bem inovadora, que tem como objetivo aliar os melhores sabores, a simplicidade, a autenticidade e a inclusão dos degustadores mais sensíveis do mercado, os celíacos. Eis que seu menu inclui petiscos, saladas, porções, chopp, cerveja, crepes e pratos demais de saborosos, que conseguem agradar a todos, sem exceção!

O queridinho da casa é o famoso Fita Burguer, nas opções Cheddar e Salada, as quais você também pode pedir na versão vegetariana. Vale a pena provar, porque é muito bom meeesmo!

O lugar é bem descontraído, um ambiente bem aconchegante e familiar mesmo, que te recebe da melhor forma. É uma ótima escolha pra quem quer curtir um happy hour em Curitiba, com música ao vivo, de qualidade, muita diversão e comida boa, que não pode faltar, claro ;P

O bar funciona de terça a domingo, e durante o happy hour, que é das 17h às 20h, rola uma super promoção de chopp livre por apenas R$ 39,90. Além disso, todo sábado e domingo, o Fita serve almoço com buffet livre. Outra coisa bem bacana é que especialmente nesse mês, temos a October Fita Fest, e o presente é double de chopp o mês todo \o/

Resumindo, o Fita Crepe é garantia de satisfação total! Vale a pena conhecer. Visite o site www.fitacrepebar.com.br e a fanpage pra ficar por dentro de todas as promoções, regalias e tudo o que acontece lá.

Restaurante Ohana

Sabemos o quanto é difícil encontrar lugares que sirvam almoço com opções saborosas e sem glúten. Então quando o lugar tem opções glúten free e com todos os ingredientes orgânicos, tudo fresquinho, logo ganha um lugar especial no coração, né?

O Ohana tem o maior cuidado na seleção dos alimentos, para garantir que eles sejam totalmente sem agrotóxicos, transgênicos e não tenham qualquer substância que agrida a saúde. Certificando a qualidade e procedência dos produtos, e preparando os alimentos de maneira que fiquem mais saudáveis e gostosos.

Apesar de não ser totalmente glúten free, o Ohana oferece muitas opções de pratos que podem ser consumidos sem medo por celíacos e pessoas que adotaram a dieta sem glúten.

Cada prato do buffet é identificado com uma etiqueta informando se há ou não glúten na receita. Assim você não fica na dúvida e parte logo para o que interessa \o/

Essa belezinha fica localizada dentro do Mercado Municipal, na área de orgânicos, o que faz com que você já queira passear e levar mil coisas orgânicas e delicinhas pra preparar também em casa. Recentemente, foi aberta outra unidade no bairro Batel também.

Acesse o site www.restauranteohana.com.br e siga eles no Facebook para mais informações e buon appetito!

Brownie da Luli

E como ninguém é de ferro, não poderíamos esquecer do doce sem glúten. Ou melhor, do brownie ❤ Tudo começou há dois anos, quando a Lu (Lu Linda, segundo seu parceiro de negócios e de vida) estava assistindo TV com a sogra e viram a reportagem de um carioca que começou a fazer brownie e virou um fenômeno de vendas. Eis que em um estalo, tiveram a brilhante ideia de adaptar a receita para atender as muitas pessoas que têm algum tipo de restrição alimentar, como o glúten e a lactose. O que deu super certo, e hoje é um grande sucesso!

O glúten foi eliminado 100% da oficina de delícias, e ficou tão bom, que nem parece que o brownie é zero glúten. Todos os produtos esbanjam cremosidade, sabor, são tão macios e molhadinhos, que dá água na boca só de falar. Afinal, uma dieta sem glúten não tem que ser sem sabor e sem prazer, não é mesmo?

Os brownies são produzidos com chocolate belga, pó 100% cacau e um mix de farinhas importado da Itália, isento de glúten e lactose. E atualmente, eles são vendidos em vários estabelecimentos aqui de Curitiba. No site www.browniedaluli.com tem um mapinha, com os parceiros. Além disso, eles também são vendidos em uma BikeFood pra lá de charmosa, no estilo europeu mesmo. Super demais!

São cinco sabores de brownie: tradicional, flor de sal, avelã, paçoca, sem lactose e ainda o blondie (brownie com chocolate branco) de goiabada, também sem lactose. Um mais maravilhoso que o outro! Vale a pena provar.

Curta a fanpage deles e saiba por onde anda a bicicleta holandesa e todas as novidades desse brownie que falta glúten, mas sobra amor ((:

E se você já foi em algum desses lugares, não deixe de contar aqui como foi sua experiência:

Fita Crepe Bar - elefanteverde.com.br/fita-crepe-bar
Restaurante Ohana - elefanteverde.com.br/restaurante-ohana
Brownie da Luli - elefanteverde.com.br/brownie-da-luli