Direct Method (Método Direto): O que é, e Como Funciona?

images (5)Hoje em dia, há muitos métodos e abordagens no mercado que se referem a “atividades de comunicação“.

Estas deveriam assegurar que os alunos aprendessem a interagir e superar o medo de falar. Entretanto, há uma grande diferença entre a tão chamada conversação “livre” *e a *conversação “controlada”.images (2)

Conversação livre não impõe limites, o aluno pode pensar sobre o que vai dizer e muitas vezes acabam traduzindo primeiro as sentenças e regras gramaticais, de sua língua materna, para a língua estrangeira, de português para Inglês, por exemplo.

Conversação controlada é mantida no sistema de perguntas e respostas, que “pressiona” o aluno a responder sem pensar muito, deixando-o sem tempo para traduzir, para superar o medo de falar. O Direct Method trabalha com esse princípio. É um sistema de ensino licenciado desenvolvido para o ensino de línguas estrangeiras. O método é baseado em conversação controlada, durante o qual os alunos aprendem diretamente através da fala.

Vantagens do método:

  • O aluno aprende muito mais rápido, tornando-se mais fácil falar uma língua estrangeira;
  • Ajuda a superar o*medo de falar*;
  • Simula um ambiente real onde é praticado uma língua estrangeira.

Princípios do método:

images (4)Velocidade

  • O professor fala com os alunos rapidamente, mantendo o ritmo natural de uma conversa.
  • Os alunos podem se surpreender com o método no começo, mas logo se acostumam, pois um ritmo constante prepara o aluno a entender conversas numa língua estrangeira de maneira natural.

Perguntas. O professor faz uma pergunta duas vezes, rapidamente e automaticamente indicando o começo da resposta para o aluno. Isto capacita o aluno a entender a pergunta, assim como a se preparar para responder, o que faz a lição mais dinâmica no final das contas. Ao invés de passivamente esperar pela resposta do aluno isolada, o professor continua a encorajar o aluno a responder rapidamente. Desta maneira a língua afeta o aluno.

Respostas. Respostas em níveis mais básicos, são feitas para que nem o professor, nem o aluno possam alterá-las. O aluno, além disso, pratica exatamente aquelas palavras e regras gramaticais que eles precisam dominar perfeitamente. Em níveis mais avançados, os alunos são livres para responder mais livremente e usar sua criatividade. Este processo remove o hábito de pensar demais e traduzir sentenças e regras gramaticais de sua língua materna para a língua alvo como o Inglês, que inibe a habilidade de entender e falar num ritmo natural. A melhor maneira de falar a língua estrangeira é simplesmente falá-la. Os alunos respondem as perguntas dos professores da maneira mais longa possível. Assim, o aluno fala mais tempo e pratica vocabulário e regras gramaticais.images (3)

Revisão Constante. O segredo do aprendizado de uma língua é a repetição, que consiste definitivamente no condicionamento que lembra digitar ou tocar um piano. Tais reflexos só são praticados através de repetição frequente. As atividades são repetidas, até que o aluno as faça automaticamente.

Esta é uma das vantagens indiscutíveis deste método de ensino, comparado com outros métodos que negligenciam frequente revisão, uma vez que o aluno aprende algo e então lacunas começam a aparecer no conhecimento. O aluno jamais esquecerá o que aprendeu, graças a revisões constantes.

Resultados finais para o aluno:Lições dinâmicas com muita conversação; aprendizado natural através da fala; superação gradual do medo de falar outra língua; e o aluno estará preparado para um ambiente real da língua alvo.

SmallLogoA* Learn Fast Speak Fast  *escola de Inglês em São Bernardo do Campo -ABC, pratica o Direct Method para você conseguir falar mais rápido e de maneira eficiente, que pode ser praticado em aula particular ou em turmas. *Uma boa sugestão é a formação de *turmas corporativas onde colegas de trabalho formam uma turma e fazem aulas de Inglês nas empresas.

Texto de Fábio Moura, sócio propritário da* Learn Fast Speak Fast e *professor particular  - everde.me/1E04J7F

Contato: (11) – 4063-5207 /(11) – 95435-0710