Dúvidas mais comuns sobre a hipnose

hipnose 1

O que é Hipnose?
A hipnose é um estado alterado de consciência, onde a pessoa hipnotizada não está dormindo, ela está com a atenção focalizada. Ao contrário do que se pensa, durante o transe hipnótico a pessoa mantêm a consciência do que ocorre a sua volta.
A hipnose é ainda, uma ótima ferramenta terapêutica com excelentes resultados a curto prazo. É legalmente reconhecida e no Brasil é utilizada por médicos, dentistas, psicólogos, terapeutas, dentre outros.

Porque no tratamento com a hipnose os resultados são mais rápidos?
A rapidez dos resultados se dá pela forma de comunicação que é feita e pela disponibilidade do paciente em aceitar tais sugestões. Durante o dia-a-dia nos distraímos facilmente, pensando em várias coisas ao mesmo tempo, na hipnose a atenção focalizada pode levar a estados mais profundos de percepção, obtendo desta forma diferentes aprendizagens, alcançando assim resultados mais rápidos.

Quem pode se submeter a hipnoterapia?

Em regra todos podem se submeter a um tratamento de hipnoterapia. A exceção é aplicada aos pacientes com surto psicótico, aos alcoolizados e dependentes químicos durante o efeito das substâncias entorpecentes e ainda, aos pacientes com certas excepcionalidades, principalmente lesões cerebrais.

Quais as vantagens da Hipnoterapia?
Através de hipnose pode-se chegar a um resultado muito mais rápido. Uma pessoa hipnotizada consegue acessar recursos interiores e resolver suas dificuldades emocionais e/ou sociais do presente e, desta forma, alcançar mais rápido os resultados desejados.

É verdade que a pessoa hipnotizada confessa segredos sem querer?
Não. Mesmo durante um transe profundo a mente protege a integridade da pessoa, e caso seja convidada a falar, ela se vale do livre arbítrio e revela apenas o que achar conveniente.

É verdade que uma pessoa hipnotizada obedece a qualquer ordem dada?
Não, definitivamente não. O cérebro da pessoa não aceitará nada que seja ofensivo, ou contra sua moral e/ou seus costumes.

Pode alguém ser hipnotizado sem sua permissão?
Não. É muito difícil hipnotizar uma pessoa que não queira. No processo de hipnose existe uma parceria entre o terapeuta e o paciente que aceita e colabora com o tratamento.

O que acontece se o terapeuta passar mal ou desmaiar?
Se acontecer algo com o terapeuta, a pessoa em transe, ao deixar de ouvir a voz do terapeuta, poderá continuar em processo de relaxamento, até chegar o sono comum, ou poderá despertar normalmente.

A pessoa pode não voltar do transe, ficar presa nele?
Não é possível ficar preso ao transe. O transe profundo leva ao sono terapêutico que, como qualquer sono fisiológico, dura até a hora de acordar.

Então a hipnose poderia resolver tudo sozinha?
Não. A hipnose é uma ferramenta que deve ser usada dentro de um processo terapêutico muito mais amplo. Há casos em que será necessário aliar a hipnoterapia ao tratamento médico para um resultado mais efetivo.