É Grátis! Adote um servidor de “nuvem” e aqueça sua casa!

eRadiatoreRadiator

Como ávido leitor de publicações sobre tecnologia, sempre me deparo com novidades criativas, porém, o artigo “Adopt a Cloud Server and Heat Your Home for Free” publicado no site big think, me surpreendeu pela solução inteligente que uma startup holandesa chamada Nerdalize criou para tornar mais verde o processo de armazenamento de dados dos data centers que preocupa empresas do porte de Google, Facebook e Microsoft.

Os Data Centers deixam 17 por cento da pegada de carbono global gerado pela tecnologia, sendo que alguns dos maiores centros de dados hospedam centenas de milhares de servidores ocupando centenas de hectares de terra. Nos EUA, que abriga cerca de 40 por cento dos servidores de data centers do mundo, estima-se que as “fazendas” de servidores consomem cerca de três por cento do fornecimento de energia nacional. Todos esses servidores produzem enormes quantidades de calor, e seu arrefecimento requer mais quantidades maciças de energia.

A Nerdalize propõe uma alternativa para os data centers: instalação de servidores individuais, distribuídos em um grande número de famílias, onde atuem como aquecedores.

Primeiro a Nerdalize arrenda servidores de alto desempenho, na forma de um radiador. Depois contata familias que “hospedam” o radiador-servidor, ou eRadiator, e estas famílias usam o calor que ele emite para aquecer as suas casas. Enquanto isso, Nerdalize pode dar ao luxo de vender um serviço de “nuvem” consideravelmente mais acessível (“30-55 por cento mais baixos do que seu concorrente mais barato”) para seus parceiros, graças à reduzida produção de calor em comparação com o data center convencional, e também reembolsa o valor da eletricidade consumida pelo servidor para as famílias hospedeiras. O eRadiator proporciona cerca de 1000 watts, o mesmo como um pequeno aquecedor eléctrico, e se o tempo está quente no exterior, o calor gerado é conduzido através de um tubo para o exterior.

Boaz Leupe, um dos fundadores da Nerdalize, surgiu com a ideia depois que ele quebrou um termostato em sua casa. Enquanto ele estava se aquecendo as mãos em seu laptop, ele brincou dizendo que ele e seu amigo deviam comprar mais uma centena de laptops para aquecer a casa.

(Os criadores vêm seu modêlo como uma solução triplamente favorável – a computação sustentável torna-se uma mercadoria acessível; as casas são aquecidas de graça; e as emissões são drasticamente reduzidas), além dos benefícios provenientes da distribuição descentralizada de servidores – maior proteção contra eventos como apagões e terremotos.

A Nerdalize juntamente com Eneco, um dos maiores fornecedores de energia na Holanda, já instalou cinco eRadiators em casas diferentes e irá testá-los até o fim do ano, sendo que, os usuários dos radiadores dizem que eles são fáceis de instalar e não produzem qualquer ruído.

Veja o vídeo da Eneco sobre este projeto:

Obviamente esta iniciativa é mais adequada para os países de clima temperado do Hemisfério Norte, onde, coincidentemente estão concentrados a maior quantidade de data centers do planeta.

Fonte: BigThink

Tradução/Adaptação de texto: Edilson J. Cardoso Revisão: Raciel Gonçalves Junior


Conheça o Elefante Verde:a maneira mais fácil e rápida de conectar sua empresa à internet e a novos clientes