É possível treinar o cérebro?

Lumosity

É possível treinar o cérebro? Está é uma pergunta bastante interessante e para a qual não existe um consenso quanto à resposta. Vou apresentar em seguida algumas informações sobre o assunto e indicar um ótimo site de treinamento mental.

Todos nós admiramos pessoas inteligentes, observadoras e criativas. Daquelas que conseguem ver aquilo que nós normalmente não vemos e fazer conexões (em grande parte das vezes, de forma simples e, ao mesmo tempo, genial) de coisas e conceitos criando algo novo e diferente. Outras pessoas possuem um foco exemplar e conseguem desempenhar tarefas de uma forma rápida e com uma eficácia superior à media.

Mas daí surge a pergunta: Esta capacidade de foco; esta condição criativa e observadora é inata ou pode ser treinada?

Não tenho, obviamente, conhecimento técnico e, muito menos, científico para responder a esta pergunta, mas, pessoalmente, acredito que podemos desenvolver e aprimorar nossa forma de ver e conectar o que esta a nossa frente, criando e desenvolvendo coisas novas à partir do que já existe e é conhecido.

O treinamento mental existe a muitos anos, com vários jogos e atividades tendo sido criados para nos auxiliar a desenvolver alguma característica que desejamos melhorar.

A validade científica deste jogos é alvo de grande debate e as opiniões são contraditórias e, para quem quiser se aprofundar no assunto, sugiro começar por duas reportagens interessantes publicadas no ano passado: Uma pela revista americana The New Yorker chamada “Brain Games are Bogus” (algo como, Jogos do Cérebro são Falsos); e outra publicada pelo jornal inglês The Guardian chamada “Online brain-training: does it really work?” (Treinamento do Cérebro online: Funciona de verdade?).

Independente das controvérsias, a indústria dos “brain-games”, como são chamados os programas específicos para o treinamento do cérebro estão em plena expansão, e dois particularmente se destacam no mercado: o Lumosity e o Elevate,  os quais foram recentemente objeto de um interessante artigo “Lumosity vs. Elevate: Battle of the brain-training apps” ( Lumosity versus Elevate: A Batalha dos aplicativos de treinamento do Cérebro) no site Cnet, devido a guerra que suas versões em aplicativo estão travando pela preferência do público.

Cerca de uns dois anos atrás eu conheci o Lumosity e comecei a dispensar alguns poucos minutos diários logo ao acordar pela manhã a realizar os pequenos exercícios/jogos no notebook. Além de servirem como uma forma de relaxamento, estes exercícios/jogos servem também para “acordar” o cérebro e deixa-lo mais afiado para enfrentar os desafios diários. Na versão gratuita oferecida pelo site, você abre uma conta, estabelece quais são seus objetivos e o sistema seleciona os exercícios/jogos para atingí-los. Semelhante aos jogos de computador, a medida que você vai evoluindo os exercícios/jogos vão se tornando mais sofisticados e difíceis. Apesar de estar disponível na forma de aplicativo, sugiro utilizar um pc ou note em função dao tamanho da tela e da maior facilidade de interação.

Após ter parado estes exercícios durante um período, estou recomeçando meus exercícios mentais diários, que também servem como forma de recarregar as energias e treinar o foco.

Faça um teste de alguns dias e meça a sua evolução. Acredito que você vai gostar.