Elefante Verde Entrevista #1

Olá Manada. O Elefante Verde começa à partir de hoje uma série de entrevistas com personalidades e empresários da cidade de Ponte Nova e região. São pessoas que fazem a diferença e servem como exemplos para quem está começando o seu negócio, sonham em ter o próprio empreendimento ou buscam alguma inspiração para se destacar no mercado de trabalho e atingir seus objetivos.

A nossa primeira entrevistada foi Sônia da Cruz Reis, sócia-proprietária da Lavanderia São Judas. Durante o nosso bate papo ela conta um pouco da história da empresa, dos desafios e das expectativas pra os próximos anos.

Elefante Verde: Como surgiu a Lavanderia São Judas?

Sônia: A Lavanderia São Judas tem 14 anos e começou após o nascimento da Beatris, minha filha caçula. Atravessava um momento muito difícil onde eu e o meu o  esposo Argemiro estávamos desempregados.  Apesar de todo aperto sempre mantive minha fé em Deus e em São Judas, que me guiaram a todo o momento. Precisava encontrar uma maneira de ajudar em casa, foi quando tive a ideia de fazer algo que facilitasse a vidas pessoas, então surgiu a Lavanderia São Judas.

Elefante Verde: Como você conquistou os primeiros clientes e quais foram os primeiros desafios?

Sônia: O começo foi usando a lavanderia do prédio onde morava no bairro Nova Almeida. Eu ia pessoalmente nos vizinhos e amigos mais próximos e oferecia o serviço de lavagem sem cobrar nada. O objetivo  inicial era aprender a fazer o trabalho da maneira correta, uma vez que eu não tinha experiência em lavanderia, e era muito importante conquistar a confiança dos meus futuros clientes através do serviço grátis. Dessa maneira, de boca em boca, o número de clientes foi crescendo surgindo inclusive grandes empresas da cidade interessadas no serviço de lavagem dos uniformes de seus funcionários.  Com aumento significativo da demanda surgiu a necessidade de realizar grandes investimentos em maquinário e junto com meu esposo optamos por trocar o apartamento no Nova Almeida por uma chácara no Paraíso, onde até hoje funciona toda estrutura operacional da empresa.

Elefante Verde: Por que investir em lavanderia?

Sônia: Coisa de Deus. Não existe outra explicação. São Judas que me encaminhou. Hoje eu trabalho por prazer, ver o cliente satisfeito não tem nada que pague. Agradeço muito ao meu esposo Argemiro por vestir a camisa comigo e estar ao meu lado até hoje. O respeito é base do relacionamento profissional que faz com que a Lavanderia São Judas tenha muito sucesso.

Elefante Verde: Quais são os maiores benefícios ao utilizar os serviços da Lavanderia São Judas?

Neste exato momento da entrevista presenciei uma cena que responde muito bem essa pergunta. Um cliente levou um cobertor com o cheiro muito desagradável, provavelmente por não ter lavado da maneira correta, e confiou no serviço da lavanderia para que esse problema foi resolvido.
Sônia: Não é simplesmente pegar e lavar, você tem que saber a melhor maneira de cuidar daquela peça de roupa e o uso correto dos produtos. Eu costumo dizer que lavar roupa é igual remédio quando você toma uma porção a mais pode matar e quando você usa o produto errado ou não tem os cuidados necessários acaba estragando a peça. Além de maior durabilidade e o uso adequado de produtos, tem a questão da comodidade já que a correria do dia a dia não da mais tempo para fazer esses serviços de casa.

Elefante Verde: Quais seriam os principais diferenciais e desafios da Lavanderia?

Sônia: Em Ponte Nova não temos concorrência direta. O padrão de qualidade dos serviços da Lavanderia São Judas é de alto nível. O nosso foco não é apenas no preço do serviço e sim na importância e na entrega dos benefícios para os nossos clientes. As lavadeiras e diaristas são as nossas maiores concorrentes. Quando você contrata esse tipo de serviço tem que se levar em conta que essas profissionais para realizar o trabalho de lavagem da roupa usam os produtos da casa, a água, a luz, tomam café da manhã, almoçam e ainda tem o café da tarde fazendo com que o custo do serviço fique ainda maior, e em muitos casos, fazem o uso inadequado dos seus materiais e equipamentos. Há pouco meses inauguramos uma loja de atendimento da Lavanderia no 2º andar do Calçadão Shopping, e essa novo ponto tem facilitado o contato com os nossos clientes atuais e na conquistas de novos clientes. Importante informar que possuímos o serviço de busca e entrega das roupas sendo mais um diferencial da empresa.

*Elefante Verde: *E como é formada a equipe da Lavanderia hoje?

Sônia: Hoje a Lavanderia São Judas conta com 2 colaboradores que ficam responsáveis pela lavagem. Uma das maiores dificuldades que encontramos é a mão de obra qualificada. Muita gente quer emprego mas poucos querem trabalhar. Ninguém quer lavar e passar.

Elefante Verde: Na sua opinião por que muitas pessoas ainda não tem o costume de usar o serviços da lavanderia? Vale ressaltar que de acordo com a Anel ? Associação Nacional de Lavanderias do Brasil a perspectiva de crescimento de 8% desse mercado para os próximos 3 anos.

Sônia: Busco fazer parcerias com várias empresas da cidade visando mudar um pouco essa nossa cultura que ainda não valorizam os serviços da lavanderia. Hotéis, hospitais, industrias ainda preferem manter esse serviço dentro da empresa o que gera ainda mais custo. Mas também damos toda atenção para o consumidor final, que representam a grande maioria dos nossos clientes e são o maior patrimônio da Lavanderia São Judas.

Elefante Verde: Além da lavagem e secagem de roupas quais são os outros serviços que lavanderia possui?

Sônia:  Limpeza a seco, limpeza a água, limpeza de sofás, passagem, limpeza de artigos têxteis e do vestuário como vestidos de anjos, vestidos de casamento, ternos, tapetes, cortinas, persianas e com menor ocorrência couros e peles.

Elefante Verde: Para encerrar essa nossa primeira entrevista, diga quais são as suas expectativas para os próximos anos.

Sônia: Minha expectativa é que o mercado continue se expandido, proporcionado novas oportunidades e o crescimento da Lavanderia São Judas. Trabalharemos com muita dedicação para proporcionar os nossos clientes o sentimento de ter feito a escolha certa em contratar nossos serviços. Queremos facilitar a vida das pessoas e deixá-las com mais tempo para família e curtir momentos que antes ficavam para depois. Contamos com o Elefante Verde através dos seus canais na internet contribuam para atingirmos nossos objetivos.