Elefante Verde, muito prazer!

logoEVprincipal_RGB

Desde que eu assumi a área de expansão da rede de franquias online Elefante Verde, a pergunta que eu mais escuto é: Legal, mas o que é o Elefante Verde? É parente do Elefante Branco?

Não, o Elefante Verde não tem nenhuma ligação com qualquer tipo de elefante branco (?!), mas essa simples negativa não ajuda muito a entender o que é então o Elefante Verde, certo?!

Pois bem. Há quase três anos o Sr. Caio Sigaki, meu sócio no Elefante Verde, e seu amigo Danilo Eira criaram o Portal Elefante Verde na cidade de Mogi das Cruzes ? SP. Naquele início, o Portal nasceu com a ideia de ser um site de compra coletiva, mas com alguns diferenciais voltados para os usuários.

Os fundadores do Elefante Verde acreditaram que o Portal deveria conter muito mais do que apenas ofertas de compra coletiva, deveria proporcionar um ambiente em que os seus usuários pudessem acessar informações sobre as empresas de sua cidade, adquirir com desconto ingressos de shows, baladas e apresentações teatrais, interagir por uma rede social própria e acompanhar *posts *de pessoas influentes na região. Nasceu então o Elefante Verde com o slogan: ?igual, mas diferente?.

Com o tempo a ferramenta de marketing digital ?oferta de compra coletiva? foi perdendo força no mercado brasileiro graças aos grandes players que se preocuparam apenas com suas comissões, mas se esqueceram que a oferta de compra coletiva é uma ferramenta de marketing digital utilizada para buscar novos clientes e não uma ferramenta para desovar produtos encalhados, antecipar receita ou ocupar garçons mal educados.

Neste contexto, onde as ofertas de compra coletiva foram perdendo força, o Elefante Verde não deixou de acreditar no Marketing Digital, e com alguns ajustes aqui e outros ali, chegou-se ao seu atual modelo de negócio. Mas então, qual é a atual cara do Elefante Verde se ele não é um site de compras coletivas?!

O Portal Elefante Verde oferece às empresas ferramentas regionais de marketing digital. A espinha dorsal do site é um guia colaborativo (social commerce), ou seja, é um guia da cidade ou região em que as empresas podem disponibilizar informações, fotos, vídeos e cupons, e os usuários podem deixar ali suas avaliações.

O Portal conta ainda com *blogs *de pessoas influentes na região e com uma ferramenta que distribui medalhas aos usuários conforme estes vão interagindo no portal.

Dessa forma, de um lado os usuários ganham uma maneira fácil e divertida de encontrar boas oportunidades em uma determinada cidade, por outro lado as empresas ganham uma maneira barata e assertiva de divulgar e comunicar com seus clientes.

Atualmente mais de 100 milhões de brasileiros já estão conectados a internet. Cada vez mais estes internautas buscam na internet serviços, produtos e principalmente buscam saber da reputação das empresas.

Em um cenário como este seria natural que as empresas estivessem em sua grande maioria na internet, certo?! Errado! Nem 30% das pequenas e médias empresas estão na internet! Infelizmente no Brasil ainda existe um preconceito de que a internet é para grandes empresas.

Imagine o que acontecerá se jogarem fora, por engano, o seu imã de geladeira com o telefone da sua pizzaria preferida? Se a pizzaria não for de uma grande rede, certamente você não vai conseguir encontrar seu telefone e endereço na internet.

Mas e se a empresa já possui um site, porque ela deve se preocupar em participar do guia Elefante Verde? A resposta é simples: não basta estar na internet, o importante é ser achado!

Quando uma empresa é parte do guia Elefante Verde ela ganha relevância no Google, pois se aproveita dos acessos e da tecnologia de ponta utilizada pelo Elefante Verde. Resultado: se antes o site da sua empresa aparecia nas últimas páginas de busca do Google, agora com o Guia do Elefante Verde a sua empresa poderá aparecer nas primeiras colocações quando procurarem por ela em sua região.

Enfim, o Portal Elefante Verde busca aproximar de uma forma criativa e leve, internautas e empresas de uma determinada região ou cidade. Neste ambiente as empresas podem divulgar suas vantagens e os usuários podem encontrar informações e ótimos oportunidades de negócios. Ganha o internauta. Ganha o empresário!

Agora que vocês já conhecem melhor o nosso Elefante Verde, no próximo post eu vou falar um pouco da diferença entre as compras coletivas e o cupom de desconto. Até breve!