Em cartaz - Gênesis

Está em cartaz noPalácio das Artes emBelo Horizonte, a exposição Gênesis do fotojornalista mineiro Sebastião Salgado, sob curadoria de Lélia Wanick Salgado. O projeto que teve início em 2004 e foi finalizado em 2012, surgiu da necessidade de percorrer o mundo em busca de vestígios desde a sua formação até os dias atuais, de lugares intocados pelo homem, de paisagens incríveis e da busca por povos que jamais imaginamos existir.

Para a realização deste trabalho,Sebastião Salgado contou com o apoio de uma grande equipe e utilizou-se de várias formas de transporte, desde veículos comuns até um silencioso balão de ar quente, muito utilizado para fazer fotos panorâmicas e para se aproximarem de animais sem afugentá-los. Variados foram os locais percorridos a partir de Paris, onde reside atualmente, nos hemisférios sul e norte do planeta, os seus santuários, a África, Amazônia e Pantanal.

No percurso da exposição, me impressionei com as maravilhas que o mundo esconde e como a natureza pode ser muito forte e muito frágil ao mesmo tempo. É possível perceber também nas telas, muito cuidado e sensibilidade em capturas feitas exclusivamente em preto e branco e em como podemos explorar o mundo da fotografia de várias formas diferentes obtendo resultados surpreendentemente satisfatórios.

Durante os dois dias de visita às galerias, pude conferir imagens de animais, como filhotes de elefantes-marinhos-do-sul na Península Antártica, de Baobás-de-Grandidier na ilha de Madagascar e até de mesmo tribos de diferentes grupos étnicos dos mais variados locais do planeta, como os Korowai, que são povos que ainda se utilizam de utensílios rudimentares, como ferramentas e outros feitos de pedra e afins.

O projeto Gênesis está em exposição na Galeria Alberto da Veiga Guinard e no Espaço Mari´Stella Tristão no Palácio das Artes até 24 de agosto de 2014. O local é aberto à visitação pública de terça a sábado de 9h30 a 21h e aos domingos de 16h a 21h. Entrada gratuita.

Para mais informações: (31) 3236-7400 (Palácio das Artes).