Em Curitiba, quem quer, vai à luta!

É cada vez maior o número de pessoas que estão procurando praticar alguma modalidade de luta esportiva ou arte marcial, como uma alternativa de emagrecer, relaxar, manter uma vida mais saudável ou, até mesmo, aprender a se defender. Afinal, poucas atividades físicas são tão completas como as lutas.

Além dos inúmeros benefícios para a saúde - como um melhor condicionamento físico, perda de peso e o fortalecimento do sistema imunológico -, praticar uma luta proporciona também melhor coordenação motora, respiração, postura, flexibilidade, alívio do estresse, trabalhar a paciência, disciplina, respeito, controle emocional e o poder de concentração.

A autodefesa também é um dos motivos que tem levado muitas pessoas à praticar esse tipo de esporte. Afinal, é uma maneira mais divertida e motivadora de ganhar força, fôlego e autoconfiança. Tudo isso, somado ao fato de vivenciar uma cultura diferente e aprender novos princípios, que podem ser aplicados diariamente, como uma filosofia de vida, capaz de trabalhar mente, corpo e espírito. Tudo em harmonia (:

Profundo, né?! Então confira nossas dicas e conheça alguns estabelecimentos aqui em Curitiba que vão te ajudar a ir à luta ;}

Academia Equipe 1 – Checkmat

Com mais de 13 anos de experiência, a Checkmat é considerada uma das melhores academias de jiu jistu em Curitiba, oferecendo também aulas de muay thai, boxe e submission.

Desde sua fundação, a Equipe 1 vem formando vários campeões brasileiros e até mundiais em artes marciais, sendo uma das maiores equipes de jiu jitsu do mundo!

Lá, eles oferecem aulas para todos os públicos, atendendo homens, mulheres, crianças. Ou seja, se você tem mais de 4 anos de idade e tem vontade de aprender, com certeza eles irão te orientar da melhor forma, com aulas direcionadas para cada perfil de aluno.

A academia conta com uma estrutura super completa, amplo tatame, variedade de treinos e professores pra lá de capacitados, reconhecidos pela CBJJ e IBJJF. O que torna possível atender diversos objetivos, para todos os níveis, desde o iniciante, até o mais profissional.

Seja para manter a forma e melhorar o condicionamento físico, praticando uma atividade física mais dinâmica, que foge das tradicionais academias de musculação, ou para aprender um método de defesa pessoal, com a finalidade de se proteger e saber como se comportar em situações de perigo. Ou também para os atletas, de níveis mais avançados, que desejam se profissionalizar e aperfeiçoar suas técnicas. A Checkmat pode te auxiliar no processo de evolução e desenvolvimento, te orientando sempre da melhor forma em todas as competições e acompanhando suas conquistas.

Quer saber mais? Acesse o site jiujitsucuritiba.com e corre fazer uma aula experimental ;}

Black Dragon Karate

Outra modalidade das artes marciais é o Karatê do estilo Shotokan, que tem sua origem no japão, com o mestre fundador e criador, Gichin Funakoshi. Não à toa, a modalidade carrega seu nome no significado: Karate significa “mãos vazias”, Kan é “escola/casa” e Shoto era o apelido do mestre Funakoshi ;)

Mais que uma luta, o karatê é um estilo de vida, que proporciona o exercício físico de forma harmoniosa, como também desenvolve princípios de respeito ao adversário, humildade, determinação e domínio próprio.

Segundo o karatê, saber se controlar é fundamental em qualquer combate, pois você precisa estar preparado para usar as técnicas defensivas, sem esquecer do que se passa ao seu redor. Ou seja, não é pra qualquer um, né?!

O Shotokan é caracterizado como um estilo que exige muita dedicação e esforço físico, pelas posturas baixas e bloqueios poderosos, com chutes mais fortes e golpes com uma base muito sólida. Atualmente, é o estilo de karatê mais praticado no mundo todo.

E aqui em Curitiba, a Black Dragon oferece não só o Karatê Shotokan, como também aulas de defesa pessoal, combate com faca e tonfa, atendendo crianças, jovens, adultos e idosos, sendo homem ou mulher (:

As aulas são ministradas em três academias/dojos: Na Academia Life Center - Portão, Academia CT RCB – Água Verde, e na Academia TEAM Território – Centro.

Os benefícios, como você pode imaginar, são inúmeros. O Shotokan auxilia na defesa pessoal, aumenta a autoestima e confiança, trabalha e define o corpo (principalmente braços, abdômen e pernas), acelera o metabolismo, melhora a resistência do organismo, bem como a capacidade cardiovascular e respiratória, melhora a flexibilidade, coordenação motora e reflexos, e também ajuda no controle emocional, desinibindo os tímidos e acalmando os mais agitados.

Quanta coisa, né?! Talvez por isso, o karatê seja uma das modalidades mais inspiradoras, que vai muito além de um esporte de combate. Afinal, o espírito que o norteia não é apenas a vitória nas competições, mas sim a auto superação ;)

Ficou curioso? Curta a página e bora conhecer!

Centro de Treinamento de Artes Marciais Volpe - Volpe HapKiDo

O Hapkido é uma arte marcial sul coreana, especialista em defesa pessoal. A modalidade trabalha, de maneira completa, diversas técnicas específicas, como torções e imobilizações, e também chutes, socos, joelhadas, cotoveladas, técnicas de projeção, luta em pé e luta no solo, além de técnicas de respiração, quedas e rolamentos.

Além do aspecto de auto defesa e controle, o Hapkido te auxilia a alcançar os objetivos físicos, por ser uma atividade sempre intensa, trabalhando também a autoconfiança, disciplina, foco e o respeito ao próximo.

Em Curitiba, o Centro de Treinamento de Artes Marciais Volpe oferece não só as aulas de Hapkido, como também muay thai, jiu jitsu, judô e pilates. Com professores especialistas, altamente treinados e preparados pra te atender da melhor forma, em uma estrutura super completa (:

Lá, é trabalhado o Hapkido Volpe, da linhagem Susin Moo Kwan, tendo como responsável o Professor Felippo Volpe, que é Faixa Preta 3º Dan, contando com mais de 10 anos de experiência como educador físico e também atleta da Seleção Brasileira de Hapkido, com diversos títulos estaduais, nacionais e internacionais.

E seja qual for seu objetivo, se é o aprendizado técnico, perda de peso, alívio do estresse do dia a dia ou até mesmo tornar-se um grande atleta da modalidade, o CT Volpe te ajudará a alcançar! Isso porque as aulas são sempre focadas na realização pessoal de cada aluno.

Os treinos podem ser coletivos, ou também em aulas particulares, com o plano Vip Class, onde a atenção do professor é exclusiva ao aluno durante toda a aula. O que pode acelerar o alcance dos resultados.

Ou você também pode optar por treinar em família, com o plano Family Class, onde os membros da sua família podem treinar juntos, tornando a aula ainda mais agradável e divertida :}

E para os baixinhos cheios de vontade e energia, o CT Vople oferece o HapKids, que são turmas específicas para crianças a partir dos 5 anos de idade, onde elas começam aprendendo desde cedo todas as técnicas e golpes da modalidade, e também têm a oportunidade de melhorar seu rendimento escolar, a disciplina, alimentação e o foco, que são preceitos básicos de todo artista marcial.

Então, se o objetivo é aprender mais sobre o Hapkido, aliando a saúde e o bem estar, esse com certeza é o lugar certo pra você!

Acompanhe a Facebook e agende uma aula experimental ((:

Krav Maga - Centro de Treinamento Paranaense

Primeiramente, é preciso deixar claro que o Krav Maga não é uma arte marcial, e sim uma luta de defesa pessoal. Desde que surgiu, na década de 40, ele já foi pensado com o objetivo de ensinar técnicas que podem salvar vidas.

E em segundo lugar, por não possuir regras, não existem competições de Krav Maga. O objetivo é proporcionar a legítima defesa em situações de perigo, com técnicas de defesa pessoal simples, rápidas e objetivas, acessíveis a qualquer pessoa.

Ou seja, a modalidade visa respostas para situações de violência do dia a dia, mostrando como um cidadão comum pode se defender, independente da sua idade, sexo ou condicionamento físico.

Todos os movimentos são baseados na motricidade natural do próprio corpo, utilizando força de explosão para aumentar a potência e atingir pontos sensíveis do corpo humano (como olhos, genitália e garganta), que vão evitar reações do agressor.

E aqui em Curitiba, existe o Centro de Krav Maga do Paraná, onde são oferecidas aulas com instrutores formados e licenciados pela Federação Sul Americana de Krav Maga. Ou seja, todos super preparados e com formação completa em aulas de primeiro socorros, anatomia, fisiologia, nutrição, marketing, entre outras. O que garante um ensino responsável da defesa pessoal.

As aulas acontecem duas vezes por semana, com uma hora de duração. Com exceção dos sábados, que são uma hora e trinta minutos. E durante elas, são realizados treinamentos com a parte física. Mas não precisa ter um bom condicionamento físico para começar o Krav Maga. Isso porque tudo é desenvolvido a cada aula, com exercícios dinâmicos e variados.

Em suma, é uma arte que mistura muita técnica, auto controle, movimentos e dedicação. Afinal, nada cai do céu, certo? (:

Para saber mais, siga o Facebook e veja como é possível ter uma vida mais segura, por suas próprias mãos :}

Boxe Monsters

Não poderíamos deixar de falar do boxe, uma das modalidades mais conhecidas e com grande representatividade no mundo todo! Um esporte de combate, super completo, em que os lutadores usam os punhos para defesa e ataque.

A modalidade trabalha a coordenação motora, força, agilidade, resistência aeróbica e estimula a coragem e aspectos estratégicos em cada praticante. Além disso, é uma ótima oportunidade para quem quer aliar o aprendizado de um esporte com a perda de peso, tendo em vista que o gasto calórico é de aproximadamente 800 calorias em uma hora de aula.

Os benefícios são inúmeros, como a melhora da percepção do tempo e do espaço, condicionamento físico e cardiovascular, aumenta a resistência, rapidez nos movimentos, desenvolve habilidades de autodefesa, controle emocional, perseverança e a coragem. E, como qualquer outro esporte, exige muita disciplina, dedicação e pensamento estratégico. O que pode te ajudar não só no condicionamento físico, como também em diversas questões do seu dia a dia ;)

Em Curitiba, existe a Boxe Monsters, uma escola técnica de boxe, dedicada exclusivamente para o ensino e a prática do esporte. As aulas são realizadas com turmas pequenas, a fim de dar a atenção que cada aluno merece, de uma maneira mais personalizada.

Desde iniciantes a competidores, todos são super bem vindos! Com aulas focadas para cada objetivo, divididas em treinos técnicos, físicos e práticos. Atendendo homens e mulheres, a partir dos 10 anos de idade.

Acompanhe a página deles no Facebook e saiba mais sobre o incrível universo dos ringues ((: