Empresários apostam no Marketing Digital para Superar a Crise

Muitos dizem que o país vive em crise, mas o fato é que em situações como esta, vivemos com cautela. Passamos a economizar mais e gastar apenas o essencial e o primeiro a sentir é o comércio.
Se você está sentindo os efeitos negativos nos seus negócios, deve estar revendo suas estratégias de marketing e cortando custos. Enxugar aqueles custos é fundamental, mas o marketing para sua empresa - é uma despesa ou investimento?

Comerciantes passaram a alterar os valores de produtos e serviços básicos para incrementar as vendas ou aumentaram o preço de alguns produtos obedecendo a tal política de mercado. Conversamos com comerciantes que ainda não sentiram efeitos da crise, outros que estão passando dificuldade, mas todas tem um ponto em comum, acreditam que precisam buscar inovações para não ser afetado e voltar a crescer.

Perguntamos ao comerciante a primeira coisa que ele faz quando para de vender, a resposta foi rápida: ele imprime flyer para distribuir pela região, um banner para colocar na porta da loja, além ainda de colocar algo em promoção na frente da loja e a sinalizar com tags coloridas para atrair cada vez mais clientes.

É claro que esta mecânica offline ajuda, porém se pensarmos que são mais de 100 milhões de usuários brasileiros conectados à Internet e 67% deles a acessam diariamente, não seria óbvio atualizar seu site, postar em blogs parceiros, interagir nas redes sociais, anunciar seu conteúdo também no ambiente online? Muitos respondem que não tem tempo de colocar sua marca e seus produtos na Internet esperando que alguém irá aparecer porque se interessou em comprá-los de casa. Engano! Fonte: We Are Social

Há empresas que já entendem de marketing digital e fazem por exemplo o Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing, e já conseguem atrair visitantes com foco em atrair mais clientes.

Empresas que estão investindo em marketing em tempos de crise poderão se beneficiar de maior visibilidade, alcançando sua meta mensal através de estratégias mais eficientes.

O empresário que passa a escolher tais estratégias deve entender que precisará reservar um tempo para cumprir suas atividades ligadas ao marketing. Por outro lado, é fato que você gasta menos dinheiro. Muitos empresários às vezes não entendem que cinco minutos pensando em bons conteúdos pode ser mais rentáveis do que cinco minutos para pendurar "aquele" banner. Às vezes não é o número de tarefas que você faz, mas a qualidade de seus resultados.

Afinal, você quer gastar tempo ou dinheiro? Não basta estar na Internet, você precisa ser encontrado. Para isso, você precisa de tempo para informar as pessoas que você tem o que elas estão procurando.

Uma das vantagens do marketing digital é que tudo é mensurável. Foque nas atividades que geram leads, oportunidades e vendas, elas são o resultado de uma boa campanha de marketing.

Além de ser mais barato, você consegue atingir seu público alvo, fazendo campanhas específicas para eles. Quanto mais tempo você se mostra, cuidando da periodicidade de suas publicações, mais as pessoas a acompanham e passam a interagir mais com você.

Procure ferramentas em que você possa ter interação com seus usuários, criar relacionamento também é entender as necessidades de seus clientes e, com isso, atender mais clientes.

Além das redes sociais, envio de e-mail marketing também são importantes. Tome cuidado apenas para enviar para pessoas que realmente são seus clientes. O envio para uma lista fria, por exemplo, será um gasto desnecessário.

Em tempos de crise, não podemos ficar parados. Precisamos investir não apenas nosso tempo, mas também em ações que façam sua empresa crescer. Faça um estudo sobre sua empresa e passe a entender melhor qual serviço de marketing digital é ideal para sua empresa.

Após ler este artigo procure pelos seus concorrentes, veja o que eles estão fazendo. Não fique para trás. Se você faz a mesma coisa há mais de 10 anos, lembre-se, não precisa jogar nada fora, mas está na hora de mudar, inovar!

O Elefante Verde é uma ferramenta que conecta sua empresa à Internet através de um único produto: site, e-mail com domínio, e-mail marketing, cupom de desconto e avaliações. Solicite uma visita da nossa equipe. Assim entendemos um pouco mais sobre a sua empresa e suas necessidades.