Entrevista com José Roberto da Cunha, Presidente do SINDALCO

[![José Roberto Cunha, Presidente do SINDALCO](https://s3.amazonaws.com/static.elefanteverde.com.br/blog/wp-content/uploads/sites/40/2014/12/IMG69.jpg)](https://s3.amazonaws.com/static.elefanteverde.com.br/blog/wp-content/uploads/sites/40/2014/12/IMG69.jpg)José Roberto Cunha, Presidente do SINDALCO
O Sr. **José Roberto da Cunha**, Presidente do SINDALCO (Sindicato dos Trabalhadores Industriais, Químicos, Farmacêuticos, Fabricantes de Álcool, Etanol, Bioetanol e Biocombustível) de Araçatuba, fala sobre a crise que afeta esse fim de ano devido às secas que atingem o país e ressalta as expectativas para 2015. **O ano de 2014 chega ao final, e qual o balanço que senhor faz da sua categoria?** Não só da minha categoria, mas do país como um todo, eu digo que o Brasil está parado, o desemprego e a inflação cresceram, e agora com a seca tornou-se tudo mais difícil. Estamos no final de safra agora e depois disso, devido à seca teremos uma parada longa, de 5 meses. Mas teremos fé que tudo melhorará. **O que se espera para 2015?** Para o ano que vem o que se espera é que o Brasil volte a crescer, e que volte a gerar empregos, não só no nosso setor, mas em todos os seguimentos. 2015 será um ano difícil para nós, com poucas chuvas esse ano, acabamos plantando pouco. Em relação ao aumento do INPC temos que aguardar o momento, se não mudar esta política, sofreremos muito, muitas unidades já deixaram de moer por falta de incentivo do governo, só no Estado de São Paulo chegará a sessenta unidades. Precisamos de uma política maior de desenvolvimento. Se não crescermos não conseguiremos gerar empregos.
![IMG_0010](https://s3.amazonaws.com/static.elefanteverde.com.br/blog/wp-content/uploads/sites/40/2014/12/IMG_0010.jpg)“2015 será um ano difícil para nós”
  **Todo final de ano o senhor sorteia aos funcionários vários prêmios. Essa crise não afetará este sorteio?** Não. A crise tá aí, mas estamos controlando ela. Esse ano graças a Deus já compramos duas motos que já foram sorteadas, uma para Clementina e a outra para Bento de Abreu. Ao todo foram 50 brindes que já estamos entregando.   **Qual a  sua mensagem de Natal que o senhor deixa para o pessoal da sua classe?** Não só para minha classe, mas para todos eu quero desejar um Feliz Natal. E diante dessas expectativas, de coração espero que dias melhores virão a partir do ano que vem… e que o Corinthians seja campeão.  
[![IMG_0016](https://s3.amazonaws.com/static.elefanteverde.com.br/blog/wp-content/uploads/sites/40/2014/12/IMG_0016.jpg)](https://s3.amazonaws.com/static.elefanteverde.com.br/blog/wp-content/uploads/sites/40/2014/12/IMG_0016.jpg)José Roberto deseja a todos um Feliz Natal!