Esta Estranha Torre pode Salvar Milhões de Vidas Todos os Anos

Torre I

Interessantíssimo o artigo “This Weird Tower Could Save Millions of Lives Every Year” publicado no site PolicyMic e de  autoria de Matt Essert, jornalista canadense radicado em Nova Iorque, sobre esta torre coletadora de água, ou WarkaWater, como foi batizada.

Esta torre foi projetada por Arturo Vittori, an industrial designer, e seu colega, Andreas Vogler, e trata-se uma estrutura barata e fácil  de montar que extrai água do ar. Com cerca de seis metros de altura, tem a forma de um vaso e é construída de talos de junco cuidadosamente trançados para suportar fortes rajadas de vento, mas permitindo a passagem do ar. No centro, uma rede de nylon ou polipropileno capta as gotas de orvalho que se formam na superfície. Com o esfriamento do ar e a condensação, as gotas deslizam e são coletadas em um recipiente na parte de baixo, acumulando água.

Torre II

Projetos semelhantes foram desenvolvidos no passado, mas o WarkaWater é mais produtivo e mais barato. De acordo com o projetista, a torre pode gerar até 25 litros de água por dia, utilizando-se da condensação causada pela variação de temperaturas diurnas e noturnas, e é especialmente eficaz no deserto, onde água potável é mais difícil de encontrar. Atualmente, cada torre custa US$ 500,00 para montar, mas que iria cair se as torres encontrado um investidor interessado e eram produzidos em massa. Até o final do ano, o projetista espera ter duas destas torres em completo funcionamento na Etiópia, onde somente 21% da população tem acesso a serviços sanitários adequados.

Segundo as Nações Unidas, a falta de água é, hoje, a maior ameaça à vida humana e afeta cerca de 1,2 bilhão de pessoas que vivem em áreas de escassez, sendo que, destes, 1 bilhão no continente africano, sendo que cerca de 500 milhões de pessoas se aproximam desta situação,

Agua no Mundo

World Water Development Report 4

Editado da fonte:

This Weird Tower Could Save Millions of Lives Every Year