Estressado no dia-a-dia?! Conheça a nova moda para desestressar: Livros de colorir para adultos!

Johanna Basford - ilustradora britânica criadora da série de livros de colorir para adultosJohanna Basford – ilustradora britânica criadora da série de livros de colorir para adultos

Johanna Basford é uma talentosa ilustradora britânica que teve a brilhante ideia de criar uma série de livros de colorir para adultos. Como resultado dessa empreitada, o livro já vendeu dois milhões de cópias pelo mundo. “Para mim, gráficos gerados por computador podem ser frios e sem alma, enquanto o desenho à mão capta uma sensação de energia e caráter que nenhum pixel poderá replicar”, diz Johanna.

Hoje, essa ideia foi seguida por vários ilustradores, tendo vários livros desse tipo publicados, e sempre muito vendidos.

Confira o que alguns especialistas da área de psicologia falam sobre os benefícios dessa atividade para* aliviar o estresse diário*:

“Para Elisa Kozasa, pesquisadora do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein, uma pessoa ocupada em terminar a pintura do livro não se concentra nas preocupações incômodas do dia-a-dia. “Você está no controle daquela atividade que está fazendo, escolhe as cores que são agradáveis para você, e seu cérebro fica focado nisso”, afirma ela.”

Psicólogo e coordenador do programa de avaliação do estresse do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, Armando Ribeiro, diz que a pintura de livros não deve ser confundida com arteterapia. “A arte tem propriedades curativas”, explica. “Colorir um livro é apenas parte de um possível tratamento.” Mas, segundo Ribeiro, a atividade pode ser benéfica, “É quase como se agente desse um momento de descanso para nosso cérebro.”.”livros de adulto para colorir

Para o psicólogo e coordenador do Instituto Indiano de Pesquisa, Waldemar Magaldi, o hábito de preencher espaços, combinar cores e trabalhar a beleza dos desenhos pode contribuir para que as pessoas abstraiam alguns problemas do dia a dia. “Em um mundo onde cada vez mais as coisas são submetidas à computação é benéfico praticar uma atividade manual como colorir”. “

“Segundo psicólogos que analisam esse fenômeno, o livro de colorir para adultos proporciona atividades que reconfortam, sossegam e dão prazer, aliviando as pressões da rotina. No tempo em que a pessoa se dedica a pintar, os problemas são substituídos por emoções edificantes, estimuladas pela capacidade de abrir novos pontos de vista e de reflexão interior.”

E você, já experimentou colorir para desestressar? O que acha de testar essa prazerosa atividade? Veja abaixo algumas opções de livros de colorir para adultos:

Jardim Secreto  (Johanna Basford)

Jardim Secreto  (Johanna Basford)Jardim Secreto (Johanna Basford)

Este livro trás um passeio por lindos jardins, e uma aventura que consiste em uma caça a um tesouro tão fascinante que todos os seus problemas ficarão para trás. Feito para todas as idades, ele nos permite esquecer os problemas do dia a dia através dos desenhos.

Floresta Encantada (Johanna Basford )

Floresta Encantada  (Johanna Basford)Floresta Encantada (Johanna Basford)

Neste livro, a autora convida o leitor a embarcar numa viagem ao coração de uma floresta encantada. Enquanto colore os desenhos de flores, casas na árvore, animais e objetos mágicos, seu desafio é encontrar os nove símbolos especiais ocultos ao longo destas páginas. Eles destravam o portão do castelo, revelando seus mistérios. O que será que ele guarda?

Jardim Encantado (Sophie Leblanc)

Jardim Encantado (Sophie Leblanc)Jardim Encantado (Sophie Leblanc)

Esse livro apresenta diversos universos e paisagens naturais para você reinventar conforme sua criatividade.

Floresta Mágica (Equipe Coquetel)

Floresta Mágica (Equipe Coquetel)Floresta Mágica (Equipe Coquetel)

Neste livro o leitor é convidado a colorir plantas, flores, animais, além de procurar imagens escondidas e desenvolver tarefas, como completar um desenho ou criar uma poesia.

Mandalas Para Colorir (Marinice Valletta)

Mandalas Para Colorir (Marinice Valletta) Mandalas Para Colorir (Marinice Valletta)

As mandalas representam um instrumento de meditação para alcançarmos a paz interior, vivermos melhor com nós mesmos, com os outros e, consequentemente, com o ambiente que nos cerca. Também são utilizados como um jogo terapêutico, para executar uma reprogramação de nossos padrões, através do ato criativo de pintá-las e interpretá-las.

Fantasia Celta (Michel Solliec)

Fantasia Celta (Michel Solliec)Fantasia Celta (Michel Solliec)

Este livro apresenta complicados labirintos e curiosas figuras. Inspiradas no universo celta – mais especificamente nas iluminuras do Livro de Kells – essas figuras de linguagem simbólica inesgotável vão guiar o seu caminho e guiá-lo por uma viagem através das terras longínquas da antiga Irlanda.

Não deixe o estresse tomar conta da sua rotina, corra até a livraria mais próxima e entre você também para essa nova moda de relaxar!