Etiqueta na Internet: NETIQUETA

Nesta edição falarei um pouco sobre a etiqueta profissional através dos mecanismos da informática.

Ótimo que temos tecnologia, isso nos facilita em muito a vida e nos poupa tempo, porém existem alguns pontos que quero enfatizar para que vocês percebam a importância da boa utilização de certos recursos.

netiqueta_2O e-mail é um excelente meio de comunicação e deve ser utilizado da melhor forma possível, afinal, no mundo dos negócios: ?Tempo é dinheiro!?

  • O ?Assunto? num e-mail tem que ser atrativo e bem claro para que o remetente saiba exatamente do que se trata.
  • Tente ser direto e objetivo escrevendo, no máximo, três parágrafos. As mensagens grandes são, geralmente,cansativas e muitas vezes o remetente descarta ou ?deixa para depois?.
  • Sempre responda as mensagens. De preferência, no mesmo dia, ainda que seja para informar que posteriormente enviará ao remetente uma resposta sobre o tema.
  • Coloque uma mensagem automática ao se ausentar do escritório por mais de um dia, informando a data do seu retorno e colocando um contato para os casos de urgência.

netiqueta_1Outro ponto que gostaria de enfatizar nessa matéria é sobre as ferramentas da informática (?Skype? por exemplo). Estes recursos são muito utilizados hoje em dia pelas empresas. Na etiqueta profissional no Skype, faço alguns comentários bem sucintos porém de extrema relevância:

  • Emoticon ? Nem pensar! Os profissionais não utilizam carinhas ou figuras para manifestar satisfação, alegria, tristeza, etc. Simplesmente não corresponde esse tipo de atitude no âmbito profissional.
  • Capslock ? Esse é um ponto extra que sempre deve ser observado na digitação do texto. Capslock significa gritar e escrever um texto todo em maiúscula passa a ideia de que você está gritando. Use palavras maíúsculas para destacar algo, ou para chamar a atenção sobre determinado assunto, mas nunca escreva o texto todo em maiúscula.
  • O status ? Não existe fato mais deselegante do que entrar no Skype com o status de ?Ocupado? ou ?Ausente? (caso vocês não saibam, a versão mais atual avisa quando alguém se conecta ao Skype). Oras, se você está ocupado então não deveria se conectar, certo? E pelo que eu saiba, pessoas ausentes não se conectam tampouco. O Skype é usado para agilizar a comunicação e se tornou uma das ferramentas mais utilizadas pelos profissionais tanto para a comunicação escrita quanto para conferências. Portanto, não pense que você é a única pessoa que está ocupada! Todos estão trabalhando igualmente como você. A opção ?Ocupado? pode (e deve) ser utilizada ao receber uma visita, ao entrar em reunião ou mesmo um telefonema que exija uma atenção maior, mas o tempo todo estar com o status de ?Ocupado? não corresponde. Conhece aquela expressão ?novo rico?? pois é? nesse caso, isso é coisa de ?novo chefe?. Pense nisso!
  • Quando saírem do escritório, por um período maior, atualizem para a opção ?Ausente? e ao retornarem ao escritório não se esqueçam de voltar para a opção ?Online?.

Eu estou ?Online? e você?